Voluntários Proencenses na Guiné

 Voluntários Proencenses na Guiné

Os Missionários do Preciosíssimo Sangue de Portugal e Espanha têm apoiado em distintas áreas, religiosas e espirituais, os Missionários do Preciosíssimo Sangue na Guiné-Bissau.

De 18 a 25 de maio, 4 voluntários do Concelho de Proença-a-Nova estiveram a realizar a segunda fase do projeto de informatização do Liceu Professor António Vasconcelos em Safim (Guiné Bissau).

Agradecimento dos Alunos do Liceu na hora da despedida

O pedido de ajuda dos Missionários Guineenses Eduardo, Lima e Florentino, para o Liceu de Safim, fundado pelo proencense Padre Joaquim Cardoso Pereira, natural do Estevês, Proença-a-Nova, veio no sentido de se poder informatizar a escola de maneira que os funcionários dos diferentes departamentos pudessem ter mais tempo para se dedicar à sua segunda função, a de professor. A carência de recursos faz com que, na sua maioria, acumulem funções, a de professor com a de gestão do Liceu.

Depois deste pedido de ajuda, seguiu-se a recolha de informação/necessidades. Em agosto, de 2023, foi realizada esta primeira fase.

A segunda fase, consistiu na aquisição e instalação de material informático e na apresentação de uma aplicação que está a ser preparada para trabalhar em rede nos diferentes setores do colégio: direção e administração, secretaria, conselho disciplinar, conselho técnico e professores.

Desde cedo fizemos uma opção de não levar o lixo informático dos europeus. Esta ideia de que para eles que são pobres “serve” é errada; porque são pobres e não sabem arranjar ou porque é muito caro, temos de enviar material bom que dure e cumpra com a missão.

A nossa expetativa era grande e a surpresa dos professores e técnicos foi maior.

Vimos satisfeitos porque ficaram motivados para aprender. Voltaremos em agosto de 2024, para dar formação em programas básicos como o Word e Excel, mas também na aplicação que esperemos continuar a melhorar até que possa funcionar em pleno nos diferentes departamentos.

Cada vez que voltamos, trazemos, além das mangas deliciosas, cajú e mancarra, a mala cheia de agradecimentos expressos por gente simples, alegre, muito sofrida e castigada pela dureza das condições de vida. Onde a força da palavra “Obrigado” ganha o poder da maior homenagem “porque vem do coração” (Padre Lima).

Além deste projeto, temos outros projetos a acontecer: partilhar água potável com a população; o do Centro de Atendimento Sanitário que faz consulta e atende, em proximidade, a população (esta semana começaram atendimento pré-natal e com uma campanha de vacinação de crianças); a formação de seminaristas; as bolsas de estudo para que crianças e jovens possam ter formação básica; a pastoral paroquial, escolar e da saúde… Os projetos são do tamanho da Missão que tem sempre poucos obreiros para tanta necessidade.

Agradecemos a todos aqueles que com os seus donativos fazem acontecer estes projetos, aos voluntários (Paulo, Cátia e Filipa) e ao extraordinário acolhimento do povo guineense, nomeadamente, aos irmãos Missionários do Preciosíssimo Sangue, Lima e Florentino, que são inexcedíveis.

A equipa de intervenção

*Padre Virgílio

Para si... Sugerimos também...

1 Comentário

  • […] mês de maio, já estive com outros voluntários a implementar um sistema informático no Liceu Professor António Vasconcelos em Safim (Guiné). Em agosto, vamos dar formação aos técnicos e professores sobre o sistema implementado. […]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter