Vinde descansar um pouco

 Vinde descansar um pouco

Padre Luís Manuel Bairrada

Finalmente veio o calor, chegou o verão e com ele o tempo de férias, mas, por diversas razões, alguns não poderão desfrutá-las.

Outros trabalham mais que nunca para recuperar algum tempo perdido; outros ao serviço dos turistas que nos visitam e de quem faz férias.

Portugal é um bom destino turístico, pois alguns dias atras, dizíamos que até “o inverno veio passar o verão a Portugal”.

No melhor dos casos, pelo menos alguns dias, ou nem que seja algumas horas, precisamos de descansar.

Quando os apóstolos regressam da missão que Jesus lhes confiou, são convidados a descansarem um pouco e a irem com Ele para um lugar isolado. Sobretudo para os agentes da pastoral e para os cristãos em geral, o descanso deve acontecer junto de Jesus.

É ao Seu lado, escutando-O, dialogando com Ele, gozando da sua intimidade, que os discípulos recuperam as suas forças e orientam os seus trabalhos.

Aceitar parar com Jesus significa abandonar-se nos seus braços, reclinando a própria vida no seu coração. Repousar com Cristo é vencer a tentação de fugir de Deus e até de si próprio. Férias é tempo para contemplar as maravilhas que Ele realiza em nós e através de nós!

Sabemos bem que as férias não são um luxo, são uma necessidade para respeitar a nossa natureza humana, que exige tempos de relaxe, de recuperação física, intelectual, emocional e espiritual.

Em tempo de férias não te envergonhes de ser cristão, procura motivos e oportunidades para testemunhar a tua fé e a tua esperança. É tempo de ir àquele santuário de beleza que só Deus pode acender. Jesus tem compaixão de ti, pois o amor não faz férias e Ele quer acompanhar-te nas tuas. Não dês “férias” a Deus, participa na Eucaristia dominical, onde quer que estejas.

Quando fores passear e entrares numa igreja, não te limites a ser turista contemplando a beleza do templo e o seu património. Procura um momento de oração, de diálogo pessoal com Jesus. Entra no Santuário que é Cristo. Sempre que possível, vai de férias com a família. Dialoga, brinca, joga, passa bem o tempo com a família, sem stress, sem pressas. Aproveita, sobretudo, para escutar e falar o que vem sendo adiado, muitas vezes, por falta de oportunidade. Valoriza a amizade em tempo de férias. É sempre uma boa oportunidade partilhar pensamentos, sentimentos, opiniões, gostos e distrações com outras pessoas. Disfruta tempos de qualidade!

Visita amigos, sobretudo, aqueles que não vês algum tempo, para reforçar os laços de amizade. Se tiveres oportunidade, faz novas amizades.

Nos teus passeios, respeita a natureza. Procura não deixar lixo por todo o lado. Na praia, na montanha, no campo… descobre na natureza a primeira carta de amor que Deus te enviou.

Ensina-nos Senhor a descansar em Ti, a recuperar em Ti, a serenar em Ti!

Caro leitor, podes acrescentar a este texto o que consideras importante.

Boas férias e boas viagens!                                                   

P. Luís Manuel C. Bairrada

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter