Vida Religiosa muda na Diocese

 Vida Religiosa muda na Diocese

Irmãs Consoladoras de Jesus Sumo e Eterno Sacerdote na celebração dos 50 anos de Fundação em Angola (Imagem Rádio Ecclesia)

O prelado da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, Dom Antonino Dias, emitiu um comunicado a 18 de julho, no qual refere que há mudanças na Vida Religiosa: duas Congregações despedem-se e uma nova chega à Diocese.

A Diocese vive momentos de mudança marcantes com a despedida de duas comunidades religiosas femininas de longa permanência e a chegada de uma nova congregação missionária angolana.

Após 40 anos de presença dedicada em Oleiros, a Comunidade das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição encerrará suas atividades ainda este mês. Já em Alpalhão, a Comunidade das Irmãs da Companhia de Santa Teresa prepara-se para partir no próximo mês de agosto, após 45 anos de serviço pastoral e social.

Foto do acolhimento das Irmãs Teresianas em Alpalhão

A Diocese expressa profunda gratidão a ambas as comunidades pelo testemunho de fé, serviço discreto e presença alegre junto das populações.

A nossa sincera gratidão, ficando-nos a pena de saber que, sobretudo nas comunidades cristãs em que viveram, nada será como era…”, refere a nota de despedida.

Por outro lado, a Diocese acolhe com alegria a chegada das Irmãs Consoladoras de Jesus Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, provenientes de Angola.

As irmãs Alice Perpétua Essoco Chivala, Luciana Nanguenda Cassova Sepungo e Suzana Ussova Cacula chegaram a Lisboa na noite do dia 16 de julho e a Portalegre na madrugada do dia 17.

Fundada em 1967 pelo Padre Agostinho Veríssimo Sondjamba, a Congregação tem como carisma a consolação e o serviço, especialmente aos mais necessitados, doentes e sacerdotes idosos.

Com presença crescente em várias dioceses, é conhecida pelo seu espírito missionário e dedicação fraterna.

A Diocese dá-lhes as boas-vindas e deseja um frutuoso apostolado ao serviço da Igreja e das comunidades locais.

*artigo escrito com recurso a IA

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter