UMS de Proença regista aumento de atendimentos

 UMS de Proença regista aumento de atendimentos

A Unidade Móvel Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova atendeu 247 utentes pela primeira vez no total de 2.176 atendimentos realizados ao longo de 2023.

Estes números são avançados pela autarquia de Proença-a-Nova que afirma ainda que “representam um aumento de mais 123 novos utentes e mais 214 do total de atendimentos realizados”.

Este somatório corresponde a 272 saídas que este serviço realizou nas aldeias e centros de dia do concelho, num total de 168 locais visitados, o que correspondeu a 9.827 quilómetros percorridos. A média de idades ronda os 67 anos, face à média de 55 anos registada em 2022, e isso explica-se pelo regresso de reformados às suas aldeias de origem, durante o último ano.

lê-se na nota enviada

De acordo com Carlos Dias, o técnico de diagnóstico e terapêutica, as principais preocupações da população são a diabetes e o colesterol elevado, “dois assuntos que suscitam muitas questões durante o atendimento em que tento sensibilizar as pessoas para os fatores de risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular como a hipertensão arterial, o tabagismo, o sedentarismo, o excesso de peso/obesidade. O meu papel passa também por despertar as pessoas para a importância de manter uma alimentação saudável e para a prática de exercício físico”.

No balanço do ano passado, Carlos Dias, teve de encaminhar 16 utentes para os serviços de urgência (dos quais 2 tiveram a necessidade de acionar o INEM) e 48 utentes para o acompanhamento familiar com o médico de família devido aos valores registados nos rastreios. Entre estes, encontram-se os testes de glicémia, colesterol, triglicéridos, ácido úrico, avaliação de tensão arterial, SpO2, de peso e índice de massa corporal e de temperatura. Participou ainda na Casa da Diabetes, uma iniciativa em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, acompanhou os utentes na cirurgia às cataratas, em parceria com a Fundação Álvaro de Carvalho e prestou o acompanhamento aos estudantes de medicina da Faculdade Abel Salazar do Porto.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter