Proença-a-Nova: Ultramaratona PT281+ volta a ter meta no concelho

 Proença-a-Nova: Ultramaratona PT281+ volta a ter meta no concelho

Crédito da fotografia: Matias Novo

O concelho de Proença-a-Nova vai voltar a ser a meta da Ultramaratona PT281+.

A iniciativa, organizada pela Horizontes Turismo Desportivo e Viagens e pela Associação Interior Convida, com o apoio dos municípios de Proença-a-Nova e Belmonte, vai percorrer 281 quilómetros entre Belmonte e Proença-a-Nova, passando por Penamacor, pela Serra de Malcata, Monsanto e Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Tejo Internacional, Vila Velha de Ródão, Portas de Ródão e Oleiros pelos Trilhos dos Apalaches.

A partida será dada às 18h00 de quinta-feira, 22 de Julho, no Castelo de Belmonte, e com chegada até às 12h00 de domingo, na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva.

No total o evento desportivo vai trazer à Beira Baixa 84 participantes oriundos de Espanha, França, Suíça, Roménia e Brasil, que irão percorrer de forma contínua trilhos florestais, caminhos rurais, carreiros, trilhos pedestres e estradas de asfalto. Nesta edição, o destaque vai para a participação de 9 mulheres a solo, o primeiro ano com mais mulheres a competir individualmente. O maior desafio deste ano tem sido as incertezas nas viagens motivadas pela pandemia Covid-19, que impossibilitou a inscrição de muitos atletas.

refere a autarquia de Proença-a-Nova

O objetivo da Ultramaratona PT281+ é realizar o itinerário a pé e no menor tempo possível, guiados por GPS. É feito em regime de semi-autossuficiência, ou seja, apesar de ser um percurso contínuo, com um tempo limite de conclusão, os participantes encontrarão ao longo do percurso vários postos de controlo, onde poderão descansar e reabastecer as suas forças.

A Ultramaratona PT281+ é uma das maiores distâncias do mundo em corrida pedestre e conta com um fator que a coloca entre uma das provas mais extremas do mundo: o calor.

Em 2020, Vítor Rodrigues foi o mais rápido e precisou de 39 horas e 5 minutos para completar o percurso e a polaca Patrycia Bereznowska foi a melhor das mulheres com 41 horas e 9 minutos.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter