Sertã: Tullio Victorino em destaque no “Documento do Mês”

 Sertã: Tullio Victorino em destaque no “Documento do Mês”

Na iniciativa “Documento do mês” de setembro, a Câmara Municipal da Sertã destaca Tullio Victorino, através de uma fotografia do pintor sentado na praia, rodeado de veraneantes, à sombra de um guarda-sol, de cigarro na boca, concentrado na produção de um novo quadro.

Este suporte gráfico faz parte do Arquivo Pessoal do pintor, que integra a Casa Atelier Tullio Victorino, em Cernache do Bonjardim. Inaugurado a 18 de maio de 2024, este espaço apresenta uma exposição dinâmica que, recorrendo às mais recentes tecnologias em áudio, vídeo e multimédia, dá a conhecer a vida e obra do pintor, assim como a história e as personalidades da freguesia de Cernache do Bonjardim e do movimento naturalista.

destaca a autarquia em nota enviada

Tullio da Costa Victorino nasceu a 14 de Dezembro de 1896, em Cernache do Bonjardim. Frequentou as Academias de Belas Artes de Lisboa e do Porto, onde teve como mestres, respetivamente, o conhecido pintor Columbano e Marques de Oliveira. Além das numerosas exposições coletivas e individuais em que participou, em Portugal e no estrangeiro, foi professor de desenho na Escola Industrial Avelar Brotero, em Coimbra, e na Machado Castro, em Lisboa. As suas principais obras encontram-se expostas em diversos museus, designadamente no Museu de Arte Contemporânea (Lisboa) e no Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra).

O “Documento do Mês” está exposto na Câmara Municipal da Sertã e poderá ser consultado até 30 de setembro, nos dias úteis, das 9 horas às 12h30 e das 13h30 às 17 horas. Esta iniciativa consiste em dar a conhecer o património bibliográfico e arquivístico à guarda dos arquivos da Câmara Municipal da Sertã. Todos os meses é selecionado para exposição um documento integrante do Arquivo Municipal, sendo que a escolha do mesmo se baseia no conteúdo, nas características do suporte, na ligação a efemérides ou na beleza iconográfica.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter