Sertã: Maratona de Leitura regressa para dar “Palavra ao Planeta”

Sertã: Maratona de Leitura regressa para dar “Palavra ao Planeta”

Maratona de Leitura 2019 Foto: Facebook Maratona de Leitura

Após um ano de paragem, devido à pandemia da Covid-19, a Maratona de Leitura, festival literário, organizado pelo Município da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, está de regresso entre os dias 30 de junho e 3 de julho no concelho da Sertã, sob o mote «Palavra ao Planeta».

O programa da nona edição da Maratona de Leitura começa a ganhar forma, num ano que, embora marcado pela pandemia, o Município da Sertã acredita que será possível, mediante a observância de todas as normas de etiqueta sanitária e distanciamento social, organizar um evento marcante, à semelhança do que já sucedera em anos anteriores.

revela a autarquia em nota enviada à comunicação social

Para José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, a “Maratona de Leitura é hoje uma das mais importantes marcas culturais do município e isso deve ser devidamente potenciado. Temos a noção do crescimento verificado nos últimos anos e penso que o futuro tenderá a ser mais brilhante”.

Devido à pandemia Covid-19, a edição de 2020 da Maratona de Leitura foi cancelada, mas este ano parecem estar reunidas as condições para fazer regressar “aquele que é já um dos mais importantes festivais literários da região Centro do país”, sublinha José Farinha Nunes, que reforça “a preocupação da autarquia em assegurar todas as condições de segurança para a realização deste evento, através da adoção de várias medidas e do trabalho conjunto com as autoridades de saúde”.

Uma das grandes novidades da edição deste ano prende-se com o aumento do número de dias da Maratona de Leitura.

“É uma decisão que resulta não apenas da necessidade de acomodar o crescimento verificado nestes últimos anos, mas também da obrigatoriedade de dispersar as atividades previstas por um maior número de dias, garantindo assim a segurança de todos e evitando ajuntamentos desnecessários”

vincou o presidente da Câmara Municipal

O leque de convidados para esta edição é “bastante relevante”, estando já confirmados cerca de 70 convidados entre escritores, artistas, contadores de histórias ou músicos. Também assegurados estão alguns espetáculos e performances artísticas, que “surpreenderão com certeza todos os que marcarem presença na Maratona de Leitura”, salienta a autarquia.

Do leque de atividades previstas inclui-se ainda a já icónica maratona de 24 horas a ler, que este ano decorrerá no Cineteatro Tasso, na Sertã, a sessão de Festas na Aldeia, os tradicionais encontros com escritores, os passeios literários e a apresentação de algumas obras literárias.

O mote para a edição deste ano da Maratona de Leitura será a expressão «Palavra ao Planeta».

“Queremos mostrar a nossa preocupação relativamente ao futuro do planeta e consciencializar a população para as metas da Agenda 2030. A importância e o peso que a Maratona de Leitura têm hoje no contexto nacional pode ser um meio eficaz de fazer passar esta mensagem e, simultaneamente, levar as pessoas a focarem-se mais nos problemas que afetam o planeta, sejam eles as alterações climáticas, as desigualdades sociais, a fome ou a pobreza”

constatou José Farinha Nunes

A divulgação do pograma oficial da Maratona de Leitura deverá acontecer durante o próximo mês de maio, altura em que serão conhecidos todos os convidados e atividades previstas para este ano.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter