Sertã: Concurso Nacional de Leitura registou aumento de participações
O júri do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta reuniu recentemente e definiu os vencedores da quarta edição, que decorreu durante este ano. No total, segundo a autarquia da Sertã “foram rececionados 30 trabalhos neste concurso”, que resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Sertã (através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes) e da empresa Palser, também sediada na Sertã.
Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, mostrou-se “muito satisfeito com a forma como decorreu esta quarta edição”.
“Tivemos mais trabalhos a concurso e o nível de qualidade subiu bastante. É motivo de orgulho toda esta adesão a uma iniciativa que visa celebrar a leitura em voz alta e promover hábitos de leitura na comunidade”.
afirmou o autarca
Dos 30 trabalhos rececionados, 21 concorriam à categoria A (idades entre 12 e 15 anos) e nove à categoria B (idade igual ou superior a 16 anos).
“Recebemos trabalhos de todo o território nacional, embora com mais expressividade nas zonas centro e norte de Portugal. A qualidade das leituras apresentadas continua a crescer de ano para ano, mantendo-se nesta edição participações de grande qualidade técnica, existindo diferenças muito pouco significativas entre os trabalhos submetidos a concurso”
explicou Ana Sofia Marçal, responsável da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e um dos elementos do júri
O primeiro prémio do júri, na categoria A, foi atribuído à Biblioteca Escolar Corga de Lobão, da Escola Básica 2,3 Corga de Lobão – Santa Maria da Feira, [leitura pela aluna Lorena Pinho e Silva], que receberá um prémio de mil euros destinado exclusivamente à compra de livros para a biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar. Na segunda posição ficou a Biblioteca Escolar Sophia de Mello Breyner Andresen, da Escola Básica António Lourenço Farinha (Sertã) [leitura pela aluna Alice Figueiredo], que receberá 200 euros em livros. Já no terceiro lugar ficou a Biblioteca Escolar Clara Brandão, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis [leitura pela aluna Ana Mesquita], que terá direito a um prémio de 50 euros em livros.
Por seu lado, na categoria B, o júri atribuiu o primeiro lugar à Biblioteca Escolar da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã [leitura pela aluna Lua Raquel Afonso], que arrecadará também um prémio de mil euros destinado à compra de livros ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar. A segunda posição na categoria B foi preenchida pela Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos Dr. Azeredo Perdição, da Escola Secundária Alves Martins (Viseu) [leitura pela aluna Leonor Correia], que terá direito a 200 euros em livros, ao passo que o terceiro lugar coube à Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto [leitura pela aluna Kaixin Cheng], a quem serão entregues 50 euros.
Segundo decisão do júri, foram ainda atribuídas duas menções honrosas na categoria A: Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Branca (Escola Básica de Branca – Albergaria-a-Velha) [leitura pela aluna Matilde Neves] e Biblioteca Escolar Biscoitos com Livros, da Escola Básica Integrada dos Biscoitos (Ponta Negra – Açores) [leitura pela aluna Maria Silva]. Também na categoria B houve lugar à concessão de duas menções honrosas: Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Arouca [leitura pelo aluno Simão Oliveira] e Biblioteca Escolar de Escariz (Escola Básica e Secundária de Escariz) [leitura pela aluna Lara Reis].
Saliente-se que os alunos que tenham participado nos trabalhos premiados recebem um voucher em livros no valor de 40 euros. Além disso, todos os alunos cuja leitura tenha sido premiada ou tenha recebido Menção Honrosa têm a possibilidade de frequentar gratuitamente uma formação de leitura em voz alta, ministrada por Rodolfo Castro, que decorrerá integrada na Maratona de Leitura (4 de julho, 14h30).
A entrega de prémios e certificados decorrerá no próximo dia 4 de julho, pelas 21h30, no Cineteatro Tasso, na Sertã, durante a cerimónia solene de abertura da 12.ª edição da Maratona de Leitura.