Sertã: Concelho recebeu fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

 Sertã: Concelho recebeu fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

O concelho da Sertã recebeu nos dias 22 e 23 de abril a fase intermunicipal da região do Médio Tejo do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

Embora com todas as provas (escrita e oral) a decorrerem em registo online, foi a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes a coordenar toda esta fase, onde se apuraram oito alunos dos quatro ciclos de ensino para a final nacional do CNL, que decorrerá em Oeiras, a 5 de junho.

No dia 22 de abril aconteceu a prova escrita (em formato online), que contou com a participação de 106 alunos dos 11 municípios do Médio Tejo. Em cada um dos ciclos de ensino foram apurados cinco alunos para a prova oral, que teve lugar a 23 de abril, quando se assinalava o Dia Mundial do Livro. Os 20 alunos cumpriram a prova oral (em formato online), tendo sido apurados para a final nacional os dois melhores de cada ciclo de ensino.

salienta a autarquia da Sertã

No 1.º ciclo, os vencedores foram Francisco Gueifão de Brito (Escola Básica dos 2.º e 3.º e com Ensino Secundário de Mação) e Sara Ribeiro Rafael (Escola Básica de Vila Nova da Barquinha). Por seu lado, no 2.º ciclo, os apurados para final foram Ana Rita Salvado Claro (Escola Básica dos 2.º e 3.º e com Ensino Secundário de Mação) e Francisco Serra Ferraz (EB23 Conde de Ourém).

Lara Farinha Nunes (Escola Básica Padre António Lourenço Farinha – Sertã) e Leonor Reis Pereira (Escola Básica e Secundária de Ourém) foram as vencedoras no 3.º ciclo, enquanto Margarida Lopes Saramago e Saúl Filipe de Jesus Santos (ambos da Escola Básica dos 2.º e 3.º e com Ensino Secundário de Mação) garantiram a presença na final nacional na categoria relativa ao ensino secundário.

Todos os alunos participantes nesta fase intermunicipal receberam um certificado de participação, bem como livros e merchandising oferecido pelos 11 municípios representados. Já o Município da Sertã presenteou ainda os oito vencedores com um troféu e um cheque-prenda no valor de 50 euros destinado à aquisição de livros.

informa a Câmara Sertaginense

A prova oral decorreu no dia 23 de abril e pode ser revista na página de Facebook da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes.

O Concurso Nacional de Leitura, coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

A iniciativa tem como destinatários os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, divididos em quatro faixas etárias de acordo com os diferentes ciclos de ensino (1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário).

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter