Sertã comemorou feriado municipal
O Município da Sertã comemorou o Feriado Municipal do Concelho, a 24 de junho cujo programa foi pautado por uma série de iniciativas. Depois do habitual Hastear da Bandeira Nacional, com a participação da Filarmónica União Sertaginense, decorreu no edifício dos Paços do Concelho, a inauguração da Exposição de Fotografia “Era uma vez a Sertã”, constituída por fotografias da autoria de Olímpio Craveiro.
José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, fez um resumo da vida de Olímpio Craveiro e da sua paixão pela fotografia e teatro, sublinhando a influência positiva que exerceu na Sertã. Rui Lopes, jornalista, focou Olímpio Craveiro como um dos decanos da fotografia do Concelho da Sertã, referindo que graças a “uma das suas primeiras fotografias podemos conhecer os Paços do Concelho antigos, onde hoje é o Miradouro Caldeira Ribeiro, que depois ardeu num incêndio em 1917”. Rui Lopes referiu que Olímpio Craveiro aprendeu a fotografar com Carlos Relvas, um dos grandes nomes da fotografia portuguesa, que passava férias na Sertã. Após uma visita guiada à exposição de fotografia que contou com a presença de um familiar de Olímpio Craveiro, seguiu-se, em Cernache do Bonjardim, a deposição de coroa de flores junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira, com a participação dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e da Filarmónica União Sertaginense.
Seguidamente, decorreu nas piscinas municipais de Cernache do Bonjardim a cerimónia de atribuição do nome “António de Freitas Lopes” àquela infrasestrutura. José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu tratar-se de “um reconhecimento que todos devemos a António de Freitas Lopes. Uma pessoa com visão de futuro bastante acentuada, que escolheu esta urbanização para a construção de piscinas, imprescindíveis para uma localidade urbana. (…) Ofereceu três lotes da urbanização para a comunidade e ainda construiu a custo próprio os dois tanques que ainda existem.” O autarca vincou as qualidades do homenageado, sublinhando que “em Cernache do Bonjardim há pessoas e entidades com este espírito solidário”. A finalizar, pediu uma salva de palmas em jeito de reconhecimento a António de Freitas Lopes, representado por familiares na cerimónia.
Filomena Bernardo, Presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, referiu que “passado, presente e futuro só existem com pessoas. Homenagear é um dever social e humano que cada vez mais se perde. Esta singela homenagem a António de Freitas Lopes é pouco para o muito que deu a Cernache do Bonjardim: o desenvolvimento da primeira urbanização desta vila, a cedência do terreno para construção destas piscinas e a construção dos tanques. (..) Esta placa será vista por muitas gerações e saberão que António de Freitas Lopes foi um grande homem e contribuiu para o desenvolvimento da vila de Cernache do Bonjardim com humanidade e dignidade”.
Às 11h45m foi publicada a intervenção em vídeo do Presidente da Câmara Municipal da Sertã, nas plataformas digitais do Município, na qual José Farinha Nunes homenageou a população por ajudar a edificar o concelho ao longo de séculos. “Foi esta mesma população que, há 12 anos atrás, em 2009, nos confiou a nobre missão de liderar os destinos do Município. Assumimos essa tarefa imbuídos do sentido da responsabilidade, mas também com o propósito de tudo fazer para engradecer este concelho”, sublinhou José Farinha Nunes. O autarca sublinhou a evolução do concelho em áreas como o turismo, a cultura, a economia, as acessibilidades e bem-estar social, ocupando “agora, a nível regional e também no contexto do interior português, uma posição de destaque”. Referindo-se aos três mandatos, José Farinha Nunes considerou-os “uma jornada memorável em que contámos com elementos extraordinários, com uma equipa profissional e capaz, com o empenho e dedicação de todos os funcionários municipais e, sobretudo, com o apoio e o envolvimento ativo da população. A Sertã está de parabéns. Celebremos este Dia que é de todos nós, “ finalizou o autarca.
O programa de comemorações prosseguiu durante a tarde, com a visita a locais que beneficiaram de ações incluídas no Plano de Ação de Regeneração Urbana da Vila da Sertã (PARU), nomeadamente a Rua 5 de Outubro, a Praça da República e a Zona Histórica com ligação à Igreja da Misericórdia, finalizando no Edifício do Mercado Municipal da Sertã.
O concerto “Portugal na Eurovisão”, que decorreu na Alameda da Carvalha, na Sertã, com público e transmissão online nas plataformas do Município da Sertã, fechou com chave de ouro as comemorações do Feriado Municipal. Com a participação de Marco Figueiredo, Paloma Del Pillar, Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube e a orquestra constituída por músicos da Filarmónica União Sertaginense, tratou-se de um concerto singular, onde se recriou o verdadeiro espírito da Eurovisão, através da interpretação de alguns dos maiores êxitos portugueses que estiveram presentes nesse Festival. O espetáculo foi bastante aplaudido e elogiado, sendo que no Facebook conta com mais de cinco mil visualizações.