Sertã: Capela de Nossa Senhora da Conceição assaltada. Imagem foi furtada

 Sertã: Capela de Nossa Senhora da Conceição assaltada. Imagem foi furtada

Capela de Nª Srª da Conceição Foto: Jornal Pronça

A capela de Nª Srª da Conceição, bem no centro da vila da Sertã, foi assalta na passada quinta-feira, 22 de Abril. A informação foi confirmada ao Jornal de Proença pelo Capitão Jorge Massano, Oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco.

Ainda segundo informações avançadas ao nosso jornal, pela GNR, foi furtada “a imagem de Nossa Senhora, que estava dentro de uma vitrina, por cima do altar”.

A GNR chamou ainda ao local a Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra que está agora a investigar o caso.

De acordo com o site de Turismo da Câmara Municipal da Sertã, a atual capela inicialmente, chamada de “Capela do Espírito Santo”, foi mandada edificar por Francisco Ferraz, no século XVI, sob encomenda deixada em testamento pelo Padre Francisco Alvares.

No século XIX, o juiz Romão Luís de Mascarenhas Pimenta adquiriu o imóvel, reedificando-o e imprimindo-lhe a feição que hoje se conhece, com motivos revivalistas próprios do final desse século.

A alteração da sua invocação para Nossa Senhora da Conceição é também desta altura e ficou a dever-se ao facto de Romão Luís de Mascarenhas Pimenta ter feito conduzir para a capela uma imagem desta santa, que pertencera a outra capela, demolida em meados da centúria de oitocentos. Em 1902, deixou a capela em testamento ao seu criado José Vaz, sendo atualmente propriedade dos herdeiros deste.

Em 2003 a Capela foi classificada como Imóvel de Interesse Concelhio.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter