Sertã: “Maranho e Cartuchos em sua casa” com impacto positivo
![Sertã: “Maranho e Cartuchos em sua casa” com impacto positivo](https://i0.wp.com/jornalproenca.pt/wp-content/uploads/2020/12/CMCC-FotoSandraNunes.jpg?resize=723%2C380&ssl=1)
A campanha “Maranho e Cartuchos em sua casa”, que decorreu na primeira metade do mês de dezembro, registou. segundo a Câmara Municipal da Sertã “um impacto bastante positivo”.
No total foram entregues 145 encomendas, que se traduziram na venda de 209 kg de Maranho da Sertã IG e 129 caixas (de seis unidades) de Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, acompanhados do roteiro turístico.
informa a autarquia da Sertã
Ainda de acordo com a autarquia sertaginense a cidade que registou mais encomendas “foi Lisboa (90), seguindo-se Coimbra (22), Leiria (19) e Porto (14)”.
Além dos números apresentados, a campanha obteve diversas reacções positivas.
Foram recebidas mensagens a felicitar a iniciativa, realçando a gratidão e o privilégio de poder degustar os sabores da terra mesmo estando longe, assim como a possibilidade de dar a conhecer as iguarias a quem não é da região e não a conhece.
salienta a autarquia
De todo o feedback recebido, a organização realça o “interesse em voltar a adquirir os produtos numa segunda edição da campanha, questionando se existem pontos de venda nas referidas cidades, o que permite aferir uma procura crescente pelos sabores da Sertã”.
Recorde-se que esta campanha foi promovida pela APROSER – Associação de Produtores da Sertã, em parceria com o Município da Sertã, e consistia na entrega de Maranhos da Sertã IG e Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim nas cidades do Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa. As encomendas eram feitas até três dias antes da data de entrega, através de uma plataforma criada para o efeito.
A campanha “Maranho e Cartuchos em sua casa” teve como principais objectivos a promoção da identidade dos produtos endógenos, dinamizando a economia local e dando a conhecer o concelho da Sertã como destino turístico gastronómico, reforçando o estatuto alcançado pelo “Maranho da Sertã”, ao mesmo tempo que promove os “Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim”.
Do mesmo modo, contribuiu para fazer face à atual situação de pandemia que afetou os produtores locais. Refira-se que a esta iniciativa aderiram os produtores Carnes Simões, Talhos Casel e Pastelaria Império.