Sertã: Associação Nacional reuniu com Câmara e Farmácias

 Sertã: Associação Nacional reuniu com Câmara e Farmácias

O Edifício dos Paços do Concelho da Sertã acolheu, a 21 de outubro, uma reunião promovida pela Associação Nacional de Farmácias, que contou com a presença de representantes da Câmara Municipal da Sertã, da estrutura associativa da Associação Nacional de Farmácias e das quatro farmácias do concelho.

De acordo com uma nota do município da Sertã, a reunião teve como principal objetivo “destacar o papel desempenhado pela rede de farmácias no acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde e no apoio ao desenvolvimento de políticas de saúde de proximidade”. O encontro permitiu ainda “salientar o particular papel das farmácias no apoio direto à comunidade e partilhar a forma como as farmácias contribuem diariamente para a saúde da população do concelho da Sertã, particularmente no atual contexto pandémico.

Nesse sentido, foram apresentadas pela Associação Nacional de Farmácias os projetos desenvolvidos no âmbito das farmácias com potencial de articulação com o Município, designadamente nas áreas da vacinação da gripe sazonal e do apoio à população envelhecida e polimedicada. Foram ainda mencionados apoios como a “Linha 1400 – Serviço de Assistência Farmacêutica”, que indica aos cidadãos qual a farmácia mais próxima com stock dos medicamentos pretendidos e presta um acompanhamento diferenciado e adequado, assim como a “Operação Luz Verde”, que garante a entrega de medicamentos hospitalares a todas as pessoas, particularmente às mais desprotegidas, na sua farmácia de proximidade.

Na nota enviada, o Presidente da Câmara Municipal da Sertã congratulou a Associação Nacional de Farmácias pela iniciativa e aproveitou para destacar a importância “do trabalho desenvolvido pelas farmácias na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos munícipes”. O autarca manifestou ainda toda a disponibilidade do Município “para continuar a desenvolver mecanismos de articulação direta com as farmácias do concelho, de que é exemplo a implementação da rede de apoio e assistência aos munícipes em situação de maior vulnerabilidade, criada pela Câmara Municipal em resposta aos desafios impostos pela pandemia COVID-19.”

Subscreva a nossa newsletter