Sertã: Alunos do projeto “Nós Propomos!” vencem prémios e menções honrosas

Sertã: Alunos do projeto “Nós Propomos!” vencem prémios e menções honrosas

Um 1º prémio, dois 2º prémios e três menções honrosas foi o resultado da participação dos alunos da Escola Secundária da Sertã que este ano participaram no projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”.

Os trabalhos elaborados ao longo de todo o ano letivo foram apresentados no passado dia 22 de Maio, no IX Seminário Nacional, realizado em videoconferência a partir do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL).

Várias equipas de alunos da Escola Secundária da Sertã puderam ouvir palavras de apreço e de reconhecimento dos seus projetos, considerando os problemas relevantes identificados, a metodologia seguida e as propostas inovadoras apresentadas.

revelam os professores responsáveis pelo projeto na Sertã

No final os alunos sertaginenses trouxeram para casa 3 prémios e 3 menções honrosas.

O 1º Prémio do Concurso Nacional de Poster foi para o projeto “Poluição na Ribeira de Amioso” desenvolvido pelo grupo constituído por Inês João, Inês Mendes, Sara Pereira e Sofia Farinha, alunas do 10ºA. Já o 2º Prémio do Concurso Nacional de Texto foi atribuído ao Tomás Pereira, aluno do 12º Ano C, referente ao projeto “Sorria, está a ser estudado”, desenvolvido pelos alunos Artur Gomes, João Santos, Laura Ferreira, Leonardo Almeida, Tomás Pereira. Por sua vez a aluna Beatriz Caldeira, 11ºD, conquistou o 2º Prémio do Concurso Nacional de Fotografia, com a fotografia “Impactos”, referente ao projeto “Um Planeta sem plástico” desenvolvido pelas alunas Beatriz Caldeira, Beatriz Reis, Érica Nunes, Inês Nogueira, Jéssica Tavares e Mafalda Pereira.

A Menção Honrosa do Prémio do Concurso Nacional de Melhor Projeto foi para o trabalho “Bem-estar animal”, desenvolvido pelos alunos do 10ºB, Cláudia Pires, Daniela Neves, João Almeida e João Martins. Do Concurso Nacional de Poster, a Menção Honrosa foi atribuída ao trabalho “As iniciativas culturais e a educação ambiental”, desenvolvido pelos estudantes do 10º A, Ana Farinha, João Miranda, Leonor Carvalho, Pedro Simões e Vânia Farinha. Por sua vez o trabalho de Rita Garcia “Entardecer na linha Azul”, referente ao projeto “As espécies piscícolas invasoras e o Impacto no Habitat”, desenvolvido pelos estudantes do 10º A, Gonçalo Antunes, João Garcia, Miguel Ferreira, Rafael Ribeiro e Rita Garcia, recebeu a Menção Honrosa do Concurso Nacional de Fotografia.

De acordo com os professores responsáveis este é um projeto que se distingue pela “obrigatoriedade de ser avançada uma ou várias propostas de melhoria para os problemas inicialmente identificados.” Projeto este onde “todo o processo investigativo é validado cientificamente tornando-o, em simultâneo, objeto de verdadeira cidadania.”

Os professores Ilda Bicacro, Jorge Correia e Ana Farinha Pais esclarecem ainda que “na Escola Secundária da Sertã, os problemas identificados e estudados por estes grupos de estudantes foram de vária ordem, desde problemas ambientais, problemas sociais e do ordenamento territorial.”

Como é marca do “estudo de caso”, o trabalho em equipa teve uma forte vertente de trabalho de campo com inquéritos, entrevistas, reportagens fotográficas, mas também pesquisa e, por fim, foram elaborados relatórios, apresentações e poster científicos de divulgação de todo o trabalho de investigação.

referem na nota enviada ao Jornal de Proença

No seu sétimo ano consecutivo na Escola Secundária da Sertã, o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” contou, neste ano letivo, com cinco turmas de 10º, 11º e 12º ano, num total de 127 alunos e 24 projetos finalizados e apresentados.

A nível nacional, este ano foram apresentados 404 projetos de 52 escolas, envolvendo 2200 alunos e 100 professores.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter