SEPNA recupera Águia‑de‑asa‑redonda

Ave encontrada exausta e impossibilitada de voar no interior de um poço
O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Covilhã, recuperou no dia 30 de junho uma Águia‑de‑asa‑redonda (Buteo buteo) no concelho da Covilhã.
Durante uma ação de patrulhamento, os militares da GNR deslocaram‑se ao local após terem sido alertados para a presença da ave no interior de um poço.
O animal encontrava‑se pousado sobre um tronco de madeira, impossibilitado de voar e sem capacidade para sair pelos próprios meios.
Após o resgate, os elementos do SEPNA verificaram que a águia apresentava sinais de exaustão, plumagem molhada e ausência de reação, indícios de que se encontrava debilitada.
Perante o estado do animal, este foi recolhido em segurança e transportado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Castelo Branco, onde será sujeito a avaliação médico‑veterinária, tratamento clínico, monitorização e posterior libertação no seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, reforça que a proteção dos animais é uma prioridade diária, apelando à população para denunciar situações de maus‑tratos, abandono ou outras infrações ambientais.
Para esse efeito, está disponível a Linha SOS Ambiente e Território — 808 200 520 — que funciona 24 horas por dia para receber denúncias e esclarecer dúvidas.
*GNR
