Secretário de Estado visitou estrada cortada entre Oleiros e Pampilhosa da Serra

 Secretário de Estado visitou estrada cortada entre Oleiros e Pampilhosa da Serra

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, esteve na passada terça-feira, 30 de janeiro, em visita local à estrada cortada em Admoço (Cambas) e Janeiro de Baixo.

A visita contou com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Oleiros e Pampilhosa da Serra, e dos presidentes de Junta de Cambas e Janeiro de Baixo. Segundo a autarquia de Oleiros, o governante mostrou “uma clara preocupação em resolver o problema que afeta estas comunidades”.

Esta visita vem no seguimento do pedido de audiência feito ao Governo pelos autarcas dos municípios de Oleiros, Miguel Marques, e Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, devido ao corte da estrada entre Cambas e Janeiro de Baixo, interditada há cerca de três anos devido às consequentes derrocadas. Esta situação tem representado um enorme transtorno para os habitantes locais, assim como para a circulação de viaturas e camiões, que são obrigados a percorrer um desvio significativo, aumentando a distância entre os dois concelhos.

esclarece a autarquia de Oleiros em nota enviada

O estudo, realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), aponta para uma solução que implica uma intervenção com um custo estimado superior a 1 milhão de euros, valor que as duas autarquias não têm capacidade para suportar.

Durante a visita, o Secretário de Estado reconheceu a gravidade da situação, destacando o perigo público que representa bem como o facto de o local estar inserido no Geopark Naturtejo, reforçando assim a importância de encontrar uma solução adequada e urgente.

lê-se na nota enviada

O Secretário de Estado solicitou o envio de toda a informação técnica e estimativa orçamental para análise por parte do Governo, com vista a encontrar a melhor forma de apoiar financeiramente as autarquias nesta questão crucial para a segurança e mobilidade das populações locais.

O compromisso dos presidentes das autarquias de Oleiros e Pampilhosa da Serra em resolver este problema de forma eficaz e segura foi reiterado durante a visita, demonstrando a determinação em encontrar uma solução que garanta a segurança e bem-estar de todos os cidadãos afetados por esta situação.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter