“Rotas de Proença” já está online

 “Rotas de Proença” já está online

Com o objetivo de simplificar a procura pelos percursos de natureza existentes no concelho, o Município de Proença-a-Nova lançou um novo site denominado “Rotas de Proença” que irá reunir todos os percursos pedestres, percursos de BTT e percursos para veículos motorizados.

“Seja a pé, de bicicleta ou qualquer veículo motorizado, a partir de agora é mais fácil encontrar os percursos marcados no concelho. No novo site pode selecionar o tipo de percurso, distância e tipo (pedestre, BTT ou motorizado). Cada percurso tem disponível uma ficha técnica com a descrição da rota, o grau de dificuldade, a distância, a duração estimada e a possibilidade de descarregar o ficheiro para gps. É ainda possível inscrever-se para o passeio pedestre mensal, que acontece todos os terceiros domingos do mês, organizado pelo Município”

revela a Câmara Municipal de Proença-a-Nova

O concelho de Proença-a-Nova tem marcados, de acordo com as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, sete percursos de pequena rota e uma grande rota, a GR39, aos quais se juntam ainda seis trilhos pedestres também sinalizados. No que diz respeito ao BTT, existem três percursos marcados para a prática de BTT, divididos por grau de dificuldade e na Serra das Talhadas estão disponíveis seis pistas de enduro, de uso livre e gratuito, com quatro graus de dificuldade (fácil, acessível, difícil e muito difícil), num total de 14 quilómetros.

Este ano foi ainda lançada a Rota das Memórias, Aldeias e Histórias, cujo objetivo é que cada elemento de património etnográfico e rural existente no território permaneça intacto, acessível, esteticamente mais agradável e funcional. A rota está acessível a todos, com sinalética de identificação da Rota bem como os placards de identificação do património (bilingue), para que todos conheçam um pouco da história local, principalmente para quem visita o concelho. Na frontaria dos elementos mais significativos, como igrejas, capelas ou edifícios emblemáticos, a sinalética explica o conceito/história dos mesmos de forma sintética, condensando os valores mais interessantes.

Com o objetivo de criar uma comunidade de entusiastas de turismo de natureza foi também criado um grupo no Facebook denominado de Rotas de Proença, ao qual qualquer pessoa pode aderir para partilhar fotos com o hashtag #visitproenca, comentar ou simplesmente tirar dúvidas sobre as rotas.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter