Radar detecta o uso de telemóvel

 Radar detecta o uso de telemóvel

Você é daquele tipo de pessoas que quando vai a conduzir não acha “muita graça” ao uso de radares rodoviários..?!

Pois… é natural, mas prepare-se porque isso vai piorar, a última geração de radares permite além de outras coisas, detectar se vai a usar o telemóvel enquanto conduz.

Inclusive já estão a ser colocados em funcionamento. O primeiro radar chegou ao sul de Londres, como parte de um ensaio da Transport for London antes da aprovação pelo Ministério do Interior.

Pode parecer ficção científica, mas acredite que não é… O primeiro radar com inteligência artificial foi instalado e pode “espiar” os condutores dentro dos automóveis.

Um radar “4D” com câmaras de super-resolução de 10 polegadas, capazes de detectar condutores a usar o telemóvel ou sem cinto de segurança e podem também detectar se há demasiadas pessoas no interior do veículo. Para além das comuns multas por excesso de velocidade e desrespeito dos sinais de trânsito, até consegue verificar se o veículo em questão tem o seguro válido.

Se isto não fosse suficiente… um radar pode monitorizar até seis faixas de rodagem de dia e de noite, graças às câmaras noturnas e ser combinado com outras unidades para verificar as velocidades médias.

Este radar desenvolvido por uma empresa internacional, chama-se Redspeed Sentio, combina várias aplicações e conforme refere a empresa que o criou, é dotado de inteligência artificial, dando também nota que vai fazer chegar este radar a outras partes do mundo.

Algumas pessoas receberam esta novidade com agrado e consideram que pode ajudar a compensar a falta de polícia nas estradas. No entanto para outros este tipo de vigilância intrusiva e assustadora é excessiva. Levantando mesmo questões, se constitui uma ameaça à privacidade das pessoas.

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter