Proença homenageou personalidades (c/áudio)

 Proença homenageou personalidades (c/áudio)

Como naturalmente acontece todos os anos, o município de Proença-a-Nova homenageou no dia do município, 13 de Junho, algumas personalidades da comunidade que ao longo dos tempos se vão destacando.

Desta feita o primeiro homenageado, sob proposta de um grupo de cidadãos, foi o professor Daniel Catarino. António Manuel Silva, um dos responsáveis pela proposta, explicou o porquê desta distinção, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova, a 17 de Abril, e pela Assembleia Municipal a 28 de abril.

Daniel Catarino agradeceu a distinção e referiu que tudo que fez foi “fazer o bem a todos e fazer bem feito”.

Não esquecendo o tema deste ano municipal, as artes, o Maestro Carlos Gama, que esteve à frente do Grupo Coral de Proença-a-Nova durante 38 anos, foi outro dos homenageados. Carlos Gama referiu “que fez o máximo que podia fazer” acreditando que elevou “o nível artístico” do grupo coral.

Quem também foi homenageado foi o casal de artistas Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso, “proencenses de alma e coração” como definiu João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença. O casal, residente nas Cimadas, tem participado em várias exposições e tem já obras espalhadas por todo o concelho. Na hora de agradecer Sílvia Mathys não esqueceu o tema do dia do município, a E(I)migração, e reconheceu a forma calorosa como foi recebida no concelho.

Com 25 anos de existência, a Companhia de Teatro dos Montes da Senhora também foi distinguida com a Medalha de Mérito Municipal. Segundo João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença, esta é a companhia de teatro, que já contou com mais de 130 participantes, é o grupo de teatro amador “mais jovem de Portugal”.

Além do convite para ir ao teatro, Daniel Alves, responsável pela Companhia, reconheceu que o teatro é a arte mais completa de toda.

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter