Proença: Corpo de Bombeiros reforçado com segunda Equipa de Intervenção Permanente

Proença: Corpo de Bombeiros reforçado com segunda Equipa de Intervenção Permanente

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova terá uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Segunda-feira, dia 16 de agosto, foi aprovada, em Reunião de Câmara Pública, a minuta do protocolo acordado entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova e a Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

A nova EIP complementará o trabalho realizado até ao momento pela, até então, única equipa de intervenção permanente do concelho. Esta equipa terá o objetivo de melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e todos os acidentes ou catástrofes, garantindo prontidão no serviço à população e defesa dos seus bens. Segundo a Portaria n.º 1358/2007 – Diário da República n.º 198/2007, os elementos que constituem as EIP desempenham, ainda, outras tarefas de âmbito operacional, incluindo planeamento, formação, reconhecimento dos locais de risco e das zonas críticas, preparação física e desportos, limpeza e manutenção de equipamento, viaturas e instalações, sem prejuízo da prontidão e socorro.

A primeira equipa de intervenção permanente foi criada no dia 1 de maio de 2009 e a 21 dezembro de 2020 viu renovado o protocolo por mais três anos. Esta medida nasce de um esforço financeiro repartido entre a Câmara Municipal de Proença-a-Nova e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. De realçar que a adição de equipas de intervenção permanente está prevista, no Decreto-Lei nº248/2012, de 21 de novembro, em municípios em que tal se justifique.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter