Proença-a-Nova mobilizou-se para receber refugiados

 Proença-a-Nova mobilizou-se para receber refugiados

Passada a primeira semana da chegada dos refugiados a Proença-a-Nova, verificamos uma mobilização extraordinária para receber estes 25 cidadãos ucranianos, com idades compreendidas entre os cinco meses e os 69 anos.

Durante esta semana, os ucranianos residentes em Proença-a-Nova tiveram um papel fundamental no acolhimento e na ponte linguística que foi necessária estabelecer para compreendermos as suas necessidades mais imediatas.

Depois surgiu a solidariedade da comunidade em geral: alimentos, roupas, brinquedos, atoalhados, material de limpeza e dinheiro. Particulares e empresas trouxeram o seu contributo. Na página de Facebook do Município de Proença foram deixadas mensagens com as necessidades urgentes dos refugiados e houve uma correspondência imediata.

O meu telemóvel estava sempre a tocar e a questão era sempre a mesma:

“Como posso ajudar?”

Recebemos muitos sms’s… As respostas eram sempre dadas no trabalho conjunto com o gabinete de ação social da Câmara Municipal, na pessoa da Dra. Paula Balau.

“Recebemos muitos géneros alimentícios e material de higiene. Recebemos 1180€ para as despesas várias e já foi gasto metade. Todos os bens que recebemos não visam só a estadia no Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue onde estão alojados, mas, na próxima semana, irão ser realojados noutras casas e alguns destes bens vão ser utilizados neste processo”.

Padre Virgílio, corresponsável pelo Seminário

Na próxima semana, o grupo será dividido em duas famílias que já o constitui. Uma família de 6 pessoas vai para alojamento municipal na “Praça” em Proença-a-Nova. A outra família de 19 pessoas vai para uma casa na Devesa em Proença-a-Nova, doada pelo Comendador Sebastião Alves à Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova.

O processo de integração vai continuar quer a nível da saúde, da educação, do trabalho e da solidariedade. De referir que o Restaurante Milita já deu algumas horas de trabalho a algumas senhoras deste grupo e que 2 jovens já estão a treinar na ADC de Proença-a-Nova.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter