Proença-a-Nova: Rede Solidária do Medicamento disponível para utentes carenciados

 Proença-a-Nova: Rede Solidária do Medicamento disponível para utentes carenciados

O Município de Proença-a-Nova e a Associação Dignitude estabeleceram um protocolo que permite aos munícipes economicamente carenciados beneficiarem do programa abem que tem como missão garantir que todos os portugueses têm acesso aos medicamentos de que precisam.

“Esta iniciativa enquadra-se na estratégia que o Município tem desenvolvido de apoio aos que mais precisam, assente em critérios de valores que assumimos na gestão pública e, portanto, este protocolo é mais um esforço que fazemos para garantir que somos todos sempre mais iguais”.

explica o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo

Na prática, são apoiados na compra de medicamentos os agregados familiares cuja capitação seja inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), mais concretamente 219,41€ por cada elemento.

Para o cálculo do rendimento familiar per capita, é realizada uma fórmula que tem em conta o número de elementos do agregado familiar, o seu rendimento global e as despesas fixas mensais (nomeadamente: renda ou crédito habitação e despesas de água, eletricidade e gás).

Os interessados em beneficiar deste apoio social, devem preencher o formulário disponível na página do Município ou solicitá-lo diretamente no Balcão Único, entregando-o devidamente preenchido, juntamente com os documentos solicitados, neste serviço.

Depois de identificadas, as famílias socialmente vulneráveis recebem o cartão abem que lhes permite usufruir da Rede Solidária do Medicamento em qualquer ponto do país.

A Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o setor social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o setor da saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, desenvolve igualmente diversas campanhas de angariação de donativos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter