Ventos supersónicos extremos medidos em planeta fora do nosso Sistema Solar
Proença-a-Nova recebeu Concentração de Boccia (c/som)
O Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova recebeu ao longo desta quarta-feira, 17 de Janeiro, a 1ª Jornada do Grupo 3 da Concentração de Boccia. O grupo composto pela Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova), pela Escola Básica Padre António Lourenço Farinha (Sertã) e pela Escola Básica de Vila Velha de Ródão juntou um total de 22 alunos.
Ao Jornal de Proença, Natanael Costa, Coordenador da Equipa de Proença, explicou que esta foi a primeira de três concentrações para definir os alunos e equipas que passam para a final distrital.
Apesar de não ser uma modalidade muito conhecida, o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova tem tido o cuidado de integrar o Boccia nas atividade a lecionar nas aulas de Educação Física ao longo dos últimos anos.
A modalidade, praticada por alunos com necessidades especiais, é uma forma, segundo o docente “de integrar” estes jovens. Natanal Costa recordou ainda o resultado obtido por Matilde Almeida no competição do ano passado.
O objectivo da modalidade é colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro do recinto de jogo. O Boccia é um desporto misto, onde não existe divisão por sexos. Pode ser jogado individualmente, por pares ou por equipas de três jogadores.