Autárquicas 2025: José Carlos Fernandes é o candidato do PSD à Câmara da Sertã
Proença-a-Nova: Procissões voltaram a percorrer ruas da vila (c/vídeo)

Dois anos depois, as procissões de Sexta-feira Santa, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, em conjunto com a Paróquia de Proença, voltaram a sair às ruas da vila proencense, com uma significativa participação de fiéis.
Ao longo da manhã, a Igreja da Misericórdia, foi recebendo as comunidades que vinham a pé das diversas capelanias da paróquia e que consigo transportavam a cruz da respetiva capelania. A manhã foi ainda marcada pela tradicional Procissão do Pretório que relembra o momento em que Jesus Cristo foi apresentado a Pilatos e condenado à morte.

Foto: Margarida Alves
A tarde começou com a tradicional Procissão do Encontro, tendo lugar no Largo da Devesa o já conhecido Sermão do Encontro. Este ano as cerimônias foram presididas pelo padre Luís Bairrada.
Para o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova este regressar das celebrações é de um significado duplo.
A páscoa, a Paixão de Cristo tem um grande significado para todos e para os Irmão da Misericórdia o significado é ainda maio porque estas celebrações ajudam a dar sentido à vida ainda para mais agora em que vivemos momentos muito complicados como a guerra da Ucrânia que nos atinge a todos”.
afirmou José Bairrada ao Jornal de Proença
Depois da Procissão seguiu-se a Celebração da Paixão do Senhor, com a adoração da Cruz, na Igreja Matriz. Durante a noite as ruas de Proença voltam a receber os fiéis, acompanhados das suas velas, para a também já tradicional Procissão do Enterro do Senhor.