Proença-a-Nova: População sénior recebe prevenção de burlas e furtos

 Proença-a-Nova: População sénior recebe prevenção de burlas e furtos

A população sénior do concelho de Proença-a-Nova vai ter a oportunidade de receber ações de sensibilização sobre “Prevenção de burlas e furtos na população sénior”. As ações a realizar são uma pareceria entre o Município de Proença-a-Nova, o projeto CLDS-4G – Enraizar, a Guarda Nacional Republicana e as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho.

Segundo a autarquia as ações tem como objetivo “transmitir conselhos e recursos práticos sobre o que fazer em situações potencialmente de risco”.

De acordo com os resultados preliminares dos Censos 2021, o concelho de Proença-a-Nova tem 2.748 residentes com 65 ou mais anos, o que representa 38 por cento do total de população residente. Em conjunto com as autoridades competentes, o Município tem sinalizadas as situações de maior vulnerabilidade.

refere a autarquia em nota enviada

No entanto, qualquer pessoa pode ser burlada ou furtada, considerando que os agressores estão sempre a alterar a forma de abordagem, criando maior dificuldade nas vítimas em reconhecer estas situações.

Desta forma a primeira ação tem data marcada para o dia 19 de setembro na Associação da Lameira d’Ordem, às 16h30. Seguem-se Cunqueiros a 22 e Vergão a 26 de setembro, à mesma hora e também na associação local. A última ação prevista decorre em Montes da Senhora, no dia 28 de setembro, às 16h30, no Salão Paroquial desta localidade.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020, União Europeia e FSE (Fundo Social Europeu).

Também a GNR promove anualmente, em outubro, a operação Censos Sénior com o objetivo de identificar a população idosa que vive sozinha e isolada através da atualização dos registos das edições anteriores. No distrito de Castelo Branco, foram identificados 1.826 idosos nestas situações em 2021 e 1.842 em 2020.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter