Proença-a-Nova: Pão de Medronho de Rui Lopes vence prémio

Proença-a-Nova: Pão de Medronho de Rui Lopes vence prémio

O Pão de Medronho do proencense Rui Lopes venceu recentemente o Prémio Food Fab Lab 2020. O prémio foi atribuído na categoria da Inovação Alimentar e Nutricional.

O anúncio aconteceu no passado dia 16 de julho, no INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares, no TAGUSVALLEY (Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes).

O prémio ‘Food Fab Lab’ é organizado pelo TAGUSVALLEY, através do INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares, e é destinado a quem tenha um produto alimentar inovador e queira testá-lo, ou a quem queira criar um negócio alimentar.

Apresentado publicamente pela primeira vez na conferência “As potencialidades do Medronho” realizada em Proença-a-Nova no dia 12 de outubro de 2018, o pão de medronho é um pão rústico, que começou a ser desenvolvido em 2010, tendo sido formuladas, durante cinco anos, dezenas de fichas técnicas até encontrar uma fórmula com viabilidade de mercado.

Após cinco anos de testes, formulações e ensaios com diferentes tecnologias e indústrias de transformação alimentar, o pão de medronho garante cerca de 16% de atividade antioxidante, 20% das VDR (valores diários de referência) de fibra por cada 100gr de pão, a presença de vitaminas de vários complexos, todos os minerais do medronho, compostos orgânicos voláteis, entre outros, com várias vantagens nutricionais.

Em 2020, o produto foi colocado no mercado e, neste momento, os produtores tentam alavancar o projeto de modo a que possa chegar ao mercado, com uma cobertura nacional.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter