Proença-a-Nova: História do Cruzeiro contada em livro

Proença-a-Nova: História do Cruzeiro contada em livro

O Cruzeiro do Cabeço de Santo António é o tema principal do mais recente livro de Maria Albertina Castanheira.

Segundo a autora este é um livro que resume “a pesquisa que efectuei sobre o porquê da existência do Cruzeiro naquele local”. Baseado na reflexão e conhecimento da autora o livro retrata “um desígnio de Deus para a vasta região que domina.”

Questionada sobre o porquê do livro Albertina Castanheira afirma que “acredita nos desígnios de Deus” e que era “vergonhoso ver o monumento, que ergue a Cruz de Cristo, escondido por pinheiros e eucaliptos, muito desprezado, rodeado de lixo, chegando ao ponto de o terem embrulhado num enorme plástico preto”.

Além da dignidade que pretende dar ao monumento este livro é ainda importante por dois motivos:

“Um de ordem espiritual, porque a Cruz é sinal de bênção, protecção, e salvação. Outro de ordem histórica, porque povo que não conhece e valoriza a sua história perde os alicerces que sustentam a sua identidade.”

Para o futuro Albertina Castanheira acredita que o espaço tem um potencial muito rico. “Devido à sua localização, o panorama que de lá se avista é belo e único no Concelho! Enquadrar o monumento numa área de Turismo Religioso, onde se pode chegar a pé, pela encosta que tem os marcos da Via-Sacra, ou de carro por outros dois caminhos que teriam de ser arranjados. Assim: um espaço com condições para se poder merendar, rezar, usufruir de ar puro, descansar, aliviar, encher a alma!” propõem a autora.

O livro já está à venda na Livraria Paroquial e as receitas do mesmo revertem a favor da Cáritas Paroquial de Proença-a-Nova.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter