Proença-a-Nova: Escola Básica já hasteou 1º bandeira “Eco-Escola”

Proença-a-Nova: Escola Básica já hasteou 1º bandeira “Eco-Escola”

A Escola Básica do 1º ciclo de Proença-a-Nova celebrou hoje, 30 de Junho, o seu primeiro dia Eco-Escola. O dia, que foi recheado de atividades para toda a comunidade escolar, contou com a presença dos parceiros da iniciativa, o BioAromas e o Centro de Ciência Viva da Floresta.

Na cerimónia do hastear da bandeira, Fátima Delgado, professora responsável pelo projeto na escola, afirmou perante todas as crianças a responsabilidade que estas têm na defesa do ambiente.

“Vocês têm a responsabilidade no vosso dia-a-dia de ter comportamentos bons. É importante vocês comprometerem-se com o proteger do ambiente e está na vossa mão ter comportamentos cívicos”.

afirmou Fátima Delgado

Comportamentos que para a professora as crianças devem reforçar junto dos mais velhos.

Já João Paulo Cunha, diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, mostrou a sua satisfação no trabalho realizado. Um trabalho que para o diretor “revela carinho e aquilo que devemos fazer, e não fazer só porque é obrigatório fazer. Vê-se que há gosto naquilo que vocês estão a fazer”.

Da parte da autarquia, também parceira da iniciativa, o presidente da Câmara, João Lobo, reafirmou a importância dos professores em todo o processo educativo. Já para as crianças deixou o desafio de muitas vezes serem elas a educar os mais velhos.

Temos de ser educados pelos mais novos. Vocês que já têm esta forma de agir completamente consolidada têm a responsabilidade, de aos mais velhos, irem ensinando certas coisas que hoje na escola se aprendem. E essa é também a responsabilidade grande que esta bandeira traduz, a responsabilidade que devemos para com o ambiente.

afirmou o autarca

A cerimónia contou ainda com uma visita à horta escolar, ao cantinho das aromáticas e à exposição de trabalhos realizados pelas crianças.

Entre o vasto leque de atividades o destaque vai ainda para as três peças de teatro dramatizadas: “A Horta do Senhor Lobo” feita pelas educadoras para o 1º ano e pré-escolar ; “A Arte da Escola” e o “Segredo do Rio” dramatizadas pelas turmas do 4º ano para o 2º e 3ºano.

Resíduos, floresta, água, energia e espaços exteriores foram os temas trabalhados ao longo de todo o ano pelas crianças.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter