Proença-a-Nova: Época balnear abre com inauguração da requalificação da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva

 Proença-a-Nova: Época balnear abre com inauguração da requalificação da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva

A abertura da época balnear 2021 no concelho de Proença-a-Nova, que começou no passado dia 26 de Junho, ficou marcada pela inauguração da requalificação da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva.

Uma requalificação que para o presidente da autarquia, João Lobo, “teve um propósito diferenciado”.

“Os painéis traduzem a fauna e a flora característica da Ribeira da Isna que tem um guia de campo, disponível no Centro Ciência Viva da Floresta, que foi realizado para traduzir este habitat da Ribeira da Isna e nisso traduzir conhecimento também àqueles que nos visitam”.

afirmou João Lobo

Além do destaque para o Centro Interpretativo do Corredor Fluvial da Aldeia Ruiva, localizado no edifício de apoio onde funciona o bar/restaurante, a presente requalificação fica também marcada pela piscina biológica, que ficará concluída nas próximas semanas.

“Não é um conceito de todo original, mas será a primeira com esta condição na zona centro. Quisemos também com este equipamento dar este sinal: como a Aldeia Ruiva foi há 35/37 anos um marco relativamente às praias fluviais, esta piscina biológica traduz também um conceito novo e de sustentabilidade que queremos para todo este envolvimento”

contextualizou o autarca

Em fase de conclusão está também a marcação de um percurso junto à Ribeira da Isna que liga as praias fluviais da Aldeia Ruiva e do Malhadal e que será percorrido no reinício dos passeios pedestres organizados pelo Município, agendado para 15 de agosto.

Antes do descerramento da placa de inauguração, foi ainda visitada a requalificação do Parque de Campismo e dos Bungalows, tendo sido criado o Parque de Autocaravanismo, já disponível para estacionamento e pernoita de caravanas.

A concluir a inauguração, realizou-se ainda um sunset com a presença dos DJs Kadiv, Hugo Rafael e Gonçalo Henriques.

Salientar ainda que em fase de finalização está também a construção de um campo para desportos de areia, como o futebol e vólei, a pouco mais de 150 metros da praia, no antigo estacionamento de apoio da praia.

Apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do Programa Valorizar em 311.721,94€, o investimento total da presente requalificação ultrapassa os 830.000,00€.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter