Proença-a-Nova: Ricardo Araújo reeleito presidente dos Bombeiros (c/áudio)
Proença-a-Nova entra na lista de concelhos em risco

O concelho de Proença-a-Nova é um dos 77 novos municípios a entrar na lista do Governo sujeitos a medidas extraordinárias de combate ao coronavírus.
A atualização da lista, atualmente com 121 concelhos, retira sete municípios, em que estas medidas de restrição deixam de estar em vigor, a partir das 00:00 de sexta-feira, e inclui 77 novos concelhos a partir das 00:00 da próxima segunda-feira, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, que falava após uma reunião do Conselho de Ministros, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
Além de Proença-a-Nova também o concelho de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, entrou para a lista que que continua a incluir Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Covilhã, Fundão e Belmonte.
Das medidas aplicadas o Governo ordenou o encerramento do comércio e restauração às 13:00 nos dois próximos fins de semana e a abertura dos estabelecimentos só pode ocorrer a partir das 08:00.
“A regra é tudo fechado”,
António Costa
Os restaurantes só podem funcionar a partir das 13:00 para entrega ao domicílio. António Costa anunciou ainda que haverá um apoio de 20% da perda de receitas dos restaurantes nos dois fins de semana face à média dos 44 fins de semana anteriores (de janeiro a outubro 2020).
Fora da obrigatoriedade de fechar a partir das 13:00 e de abrir a apenas a partir das 08:00 estão as farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados e as bombas de gasolina.
O primeiro-ministro defendeu ainda que deve haver uma diferenciação das medidas aplicadas nos concelhos com maior taxa de incidência de covid-19 caso o estado de emergência seja prolongado a partir de 24 de novembro.
“Sendo o critério o conjunto de novos casos superior a 240 pessoas por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, a verdade é que a realidade é muito diversa no conjunto dos atuais 191 concelhos nestas circunstâncias. Temos concelhos que estão pouco acima dos 242, mas também temos um concelho, que é o que tem maior taxa de incidência, que tem 3,698 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”
António Costa