Proença-a-Nova: Dia Eco-Escola reforça parcerias e pede bandeira “Eco-Município”

 Proença-a-Nova: Dia Eco-Escola reforça parcerias e pede bandeira “Eco-Município”

A Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova celebrou hoje, 20 de Maio, o “Dia Eco-Escola”. Este ano sob o tema do Mar e das Abelhas, o dia Eco-Escola reforçou a importância das parcerias entre o projeto e as várias instituições do concelho proencense ao mesmo tempo que desafiou a Câmara Municipal à conquista da bandeira Eco-Município.

No ato de inauguração da requalificação do espaço exterior da escola, João Paulo Cunha, Diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, reforçou o trabalho feito ao longo do último ano que considera “difícil, principalmente nos últimos tempos, mas sabe-nos bem começar a ter algumas atividades na senda daquilo que normalmente fazemos.” O diretor do Agrupamento salientou ainda o facto do projeto Eco-Escola “também estar presente na Escola Básica de Proença-a-Nova e na Escola Básica da Sobreira Formosa”.

A representar o Centro de Ciência Viva esteve a Diretora Executiva, Edite Fernandes, que mostrou a disponibilidade de manter sempre a parceria com o projeto. Indo ao encontro do tema deste ano, Edite Fernandes trouxe consigo a exposição “Em redor do Mel” que, como a própria explicou, “fala um bocadinho sobre a história, evolução, sobre a atualidade, sobre a abelha e também a sua importância na polinização e os produtos que produz”.

Pelo BioAromas, o professor Eduardo Miguel, mostrou-se satisfeito com a concretização do desejado jardim “Espiral de Aromáticas”. Um desejo que segundo o próprio “já começou há muitos anos. Agora é abastecer com plantas e englobar o potencial que possa ter”. Eduardo Miguel explicou ainda que o jardim “Espiral de Aromáticas” é composto por plantas aromáticas e condimentares.

Antes de passar a palavra a João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, a professora Sílvia Carvalho, responsável pelo projeto na Escola Pedro da Fonseca, deixou um desafio ao autarca proencense.

“O nosso diretor da escola disse que já temos três escolas no projeto Eco-Escola! Eu acho que este município podia ser um Eco-Município. Se todas as escolas do concelho forem Eco-Escola o Município tem a bandeira de Eco-Município. Eu estou à espera que isso aconteça!”

desafiou a professora Sílvia Carvalho

Perante os alunos presentes, João Lobo, afirmou que com o desafio lançado, “a Câmara estará sempre disponível para ajudar e ser parceiro relativamente à atividade e com certeza que iremos ter para o ano ou para o outro um Eco-Município com a vossa ajuda.”

O dia ficou ainda marcado com o hastear da nova bandeira Eco-Escola recebida de acordo com o trabalho desenvolvido ao longo do último ano lectivo.

Hastear da bandeira Eco-Escola e da bandeira do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter