Proença-a-Nova debate nova Operação Integrada de Gestão da Paisagem
Proença-a-Nova: Campanha Troque Resíduos por Plantas bate recorde

A Campanha “Troque Resíduos por Plantas” que se realizou a 22 e 23 de março no Viveiro Municipal de Proença-a-Nova, bateu recordes de recolha de resíduos.
No ano em que assinala 10 edições, a campanha volta a ser um sucesso, desta vez batendo o recorde de recolha de resíduos, nomeadamente pilhas e baterias.
informa a autarquia de Proença
Segundo a Câmara “32 munícipes entregaram 7200 pilhas/baterias, 47 telemóveis, 91 tinteiros, 61 carregadores e 56 pequenos aparelhos eletrónicos. Em troca, levaram um total de 280 plantas, destacando-se o medronheiro (174), o restante entre carvalhos (66) e folhados (40).”
A iniciativa estava marcada inicialmente para dia 22 de março, comemorando a chegada da primavera, o dia mundial da árvore e das florestas, mas devido ao elevado número de inscrições, sujeitas a marcação prévia e com entrega ao postigo, foi alargada para dia 23.
Em outubro realiza-se mais uma edição como objetivo de alertar para a necessidade de reciclar objetos compostos por metais pesados, como é o caso das pilhas e das baterias que não devem ser colocados no lixo comum já que podem demorar até 500 anos a degradar-se.
A campanha “Troque resíduos por plantas” realiza-se há 10 anos e segundo a Câmara tem “reforçado a sensibilização da população do concelho com vista a evitar a disseminação de poluentes na natureza.”
