Proença-a-Nova: Alunos de medicina realizaram rastreios

Proença-a-Nova: Alunos de medicina realizaram rastreios

Intitulada “a maior campanha de rastreios realizada por estudantes de Medicina”, a Med On Tour, regressou mais uma vez ao concelho de Proença-a-Nova para uma nova campanha de rastreios e palestras entre os dias 3 e 5 de março, envolvendo mais de 130 utentes.

Segundo a autarquia de Proença-a-Nova, “sete alunos de medicina da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto realizaram rastreios gratuitos, nomeadamente tensão arterial, pulsação, glicémia, peso, altura e perímetro abdominal para avaliar a prevalência do risco cardiovascular na região”.  

Além dos rastreios que decorreram junto dos alunos da Universidade Sénior dos polos de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa, no primeiro dia teve ainda lugar duas palestras, uma sobre “O Enfarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral” e a outra sobre “Diabetes: como identificar e como agir”.

No dia seguinte (4 de março), realizaram-se as mesmas ações e rastreios junto dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Sobreira Formosa e de Proença-a-Nova e no dia 5 aos utentes do ProençaLar.

O objetivo desta iniciativa do projeto da ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina, na qual está integrada a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, é promover da literacia em saúde da população, alertando para o papel determinante da prevenção dos fatores de risco cardiovasculares modificáveis e adoção de um estilo de vida saudável, na evolução das doenças não transmissíveis.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter