Oleiros: Tradições Pascais retomadas

Oleiros: Tradições Pascais retomadas

Foram retomadas este fim-de-semana as celebrações pascais no concelho de Oleiros. As cerimónias tiveram início com a Solenidade dos Passos, no passado sábado (dia 2), com a distribuição das imagens e a Celebração do Senhor dos Passos (com o encontro de Jesus pregado na cruz com a sua Mãe), retratada ao anoitecer, no passado domingo (dia 3).

Recordar que estas celebrações estiveram suspensas durantes os dois últimos anos devido à Covid-19.

A Semana Santa tem uma grande tradição na região. Além da vertente religiosa, constitui também uma fonte de atração turística a este território. A religiosidade popular é vivida com significado de fé e solenidade, momentos que têm despertado interesse turístico na vila de Oleiros, com a Rota do Religioso, mas também na Aldeia de Xisto de Álvaro, onde existe o Percurso das Capelas.

refere autarquia de Oleiros

Do calendário pascal fazem ainda parte o fim das Solenidades dos Passos (procissão de Quarta-feira Santa), a Procissão dos Fogaréus (Quinta-feira Santa) e a Procissão do Enterro do Senhor (Sexta-feira Santa), entre outros momentos organizados pela Paróquia de Oleiros e pela Santa Casa da Misericórdia local, com a grande entrega dos oleirenses.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter