Oleiros recebeu “100 PAREDES”

 Oleiros recebeu “100 PAREDES”

O espetáculo documental “100 PAREDES”, subiu ao palco, na noite de sexta-feira 4 de julho, no Pavilhão Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros. O Município, integrou a rota das comemorações dos 100 anos do nascimento de Carlos Paredes, numa noite onde música, vídeo e teatro se fundiram numa homenagem singular ao mestre da guitarra portuguesa.

Com direção artística de André Varandas, o espetáculo contou com interpretações de Bruno Costa (guitarra portuguesa) e Nuno Botelho (guitarra clássica). A fadista Beatriz Vilar emocionou o público. Outro dos momentos altos da noite foi a participação da Academia Sénior de Oleiros (ASO), cujos alunos leram excertos da vida do músico, reforçando a componente sociocomunitária do projeto.

Carlos Paredes esteve simbolicamente “presente” através da projeção da sua imagem e de testemunhos de músicos e amigos, num trabalho videográfico assinado por André Varandas. Antes do espetáculo, foi inaugurada na Galeria Municipal a exposição “100PAREDES – Vida e Obra de Carlos Paredes”, composta por 10 grandes formatos explicativos do percurso profissional do artista, exemplares da sua discografia completa e peças de arte de diversos autores, cedidas por colecionadores privados.

“É uma exposição de grande qualidade que homenageia um grande vulto da cultura portuguesa e que felizmente temos a honra e oportunidade de ter no nosso concelho”

sublinhou Miguel Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros

A mostra está patente ao público até 20 de julho.100PAREDES é um projeto itinerante que integra o ciclo comemorativo “Variações para Carlos Paredes”, resultante de um protocolo entre o Ministério da Cultura e a Lisboa Cultura/EGEAC/Museu do Fado, com o envolvimento da Universidade de Coimbra e do Município de Coimbra.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter