Oleiros: Projeto de Inovação Social “Abrigo e Horta” já arrancou

 Oleiros: Projeto de Inovação Social “Abrigo e Horta” já arrancou

Já arrancou na passada quinta-feira, 6 de Maio, p projeto de inovação social “Abrigo e Horta”, dinamizado pela Associação Causa, no âmbito do programa “Parcerias para o Impacto”, do qual o Município de Oleiros é investidor social.

O projeto teve início com a instalação de hortas familiares de proprietários privados lesados pelos recentes incêndios. Numa fase seguinte serão construídos os abrigos de apoio à atividade agrícola, feitos de madeira ardida e outros materiais adaptados à envolvente, o que será desenvolvido em ações de voluntariado. 

“Para além do incremento da autoestima das gentes locais, este é um projeto que de uma forma sustentável irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e ao mesmo tempo, para a revitalização do território”.

considera Paulo Urbano, vereador da autarquia

Em nota enviada à comunicação social, a autarquia de Oleiros explica ainda que “o objetivo do projeto consiste em promover a agricultura familiar, permitindo que os agricultores de subsistência e as suas famílias possam reativar a sua atividade.”

Para além da instalação de culturas hortícolas e de toda a infraestrutura necessária (como é o caso do sistema de rega, etc.), o projeto pretende ainda que as hortas “garantam parte do sustento destas famílias”.

Além do seu papel enquanto investidor social “o município participa também na articulação do projeto com os parceiros locais”, garante a Câmara Municipal.

O referido programa foi lançado como parte do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, tendo em vista o reforço das ações de desenvolvimento do território, criando incentivos à implementação de iniciativas orientadas para a resolução dos seus desafios sociais específicos. O estímulo da filantropia de impacto e o contributo para um modelo de financiamento mais estável, eficaz e duradouro, são só alguns dos princípios que norteiam este programa.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter