Oleiros: Participação na BTL foi “positiva”

O Município de Oleiros faz um “balanço positivo” da participação na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Ao longo dos cinco dias do evento, pelo stand de Oleiros passaram milhares de pessoas.
A presença do Município na BTL destacou-se por representar todas as potencialidades deste território, do ponto de vista do património, da paisagem, da gastronomia, do artesanato e dos produtos endógenos que caracterizam todo o concelho.
A Rede de Artes e Ofícios e uma exposição de artesanato dos artistas aqui residentes, o Miradouro do Zebro, de onde se podia ver o filme promocional “Oleiros, deixa-te Abraçar”, os percursos pedestres, foram alguns elementos de destaque no stand. O Município colocou ainda em exposição produtos “Made in Oleiros”, famosos pela sua qualidade, como o azeite, a aguardente, os vinhos e promoveu várias atividades como a degustação do cabrito estonado, do Vinho Callum e das famosas filhoses.
Os visitantes tiveram a oportunidade de receber um voucher oferecido pelas unidades de alojamento do concelho presentes no stand, para assim agendarem uma visita e pernoitar em Oleiros. Neste espaço foram oferecidos pelo Município 400 vouchers de estadia no valor de 25 euros.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Urbano, considera que a presença de Oleiros na BTL “foi positiva em múltiplos aspetos”, a começar pela divulgação de produtos endógenos, e por outro lado, “pela reafirmação deste território como um destino turístico de excelência”. Paulo Urbano, que esteve durante os cinco dias na BTL, realça que Oleiros “voltou a impressionar” através de um stand com um conceito marcante e envolvente.
O stand da segunda presença consecutiva de Oleiros na BTL teve um desafio, conseguido, de envolver o visitante e “colocá-lo” no território com recurso a vários écrans.
Um dos principais setores da economia do concelho de Oleiros é o Turismo e esta presença na BTL “vai de encontro a um dos principais objetivos do Município que é o de apoiar as empresas locais”, sublinha o Vice-Presidente que realça o facto da BTL, para além de ser uma feira de promoção turística, ser um evento onde se estabelecem importantes contatos.
“Consolidámos a notoriedade do destino e o nosso enorme potencial”, considera Paulo Urbano. “Acreditamos que muitos dos que nos visitaram na BTL vão deslocar-se ao nosso território quer para visitação, mas também para acompanharem alguns dos nossos eventos que ali demos a conhecer”, finaliza o Vice-Presidente.
O Presidente da Câmara Municipal, Miguel Marques, e o Vereador Filipe Bártolo também estiveram presentes no certame por onde passaram centenas de naturais e residentes de Oleiros.
Durante a BTL decorreu a cerimónia de certificação da Estação Nautica de Oleiros. “Esta certificação”, considera Miguel Marques, representa “um passo decisivo na estruturação de uma nova oferta turística para o território”, com a colaboração de todos os parceiros locais.