Oleiros: Município reforça combate a praga que afeta os Castanheiros

 Oleiros: Município reforça combate a praga que afeta os Castanheiros

O Município de Oleiros, em parceria com a Associação Portuguesa da Castanha (RefCast), e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) realizou na passada semana ações de combate à vespa das galhas do castanheiro em vários locais do concelho, através de largadas de “Torymus sinensis”.

No concelho de Oleiros, foram já realizadas oito largadas, estando previstas ainda quatro para o presente ano. Consoante o avanço do estado fenológico dos castanheiros, serão realizadas novas largadas em locais estratégicos de modo a abranger a maior parte do território.

reforça a autarquia em nota enviada

A Vespa-das-Galhas-do-Castanheiro, ataca os exemplares arbóreos dos castanheiros (Castanea), induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, o que provoca uma redução drástica na produção e qualidade da castanha (entre 60 a 80%) conduzindo, por consequência, ao declínio dos castanheiros.

O único meio reconhecido atualmente como tendo alguma eficácia no controlo desta praga é a luta biológica, através da largada do referido inseto parasitóide, que se alimenta das larvas da vespa e tem um raio de atuação de cinco quilómetros. Importante referir que este não é uma tratamento feito “planta a planta”, mas sim, na região nas quais as árvores mais afetadas se encontram.

O Município de Oleiros alia-se novamente aos proprietários de castanheiros suportando monetariamente a aquisição do método biológico de luta, de modo a fazer face a esta praga e diminuir assim os efeitos que a mesma poderá trazer à produção de Castanha no nosso concelho e na região.

reforça a Câmara Municipal

Este é um método de combate a esta praga que se repete pelo terceiro ano, “cujos sinais de melhorias começam já a aparecer nos locais onde as largadas foram realizadas inicialmente” finaliza a autarquia Oleirense.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter