Oleiros: Mulheres do concelho homenageadas com escultura

 Oleiros: Mulheres do concelho homenageadas com escultura

No Dia Internacional da Mulher, o Município de Oleiros inaugurou uma escultura, nas Devesas Altas,  que celebra todas as mulheres oleirenses, realçando a sua resiliência, esforço e dedicação. Segundo a autarquia com esta obra “é possível valorizar e enaltecer a figura feminina, reconhecendo o seu papel essencial na sociedade”.

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi acompanhada por todo o Executivo, de deputados da Assembleia Municipal, de elementos da Juntas de Juntas de Freguesia, de instituições e associações.

Pelas mãos do escultor Fernando Martins nasceu a escultura desenhada por Fernando Domingues, “um homem com uma dedicação incrível a diversas causas”, destacou o Presidente do Município.

Miguel Marques endereçou um forte agradecimento “a todas as mulheres do concelho”, pelo “seu esforço, a sua dedicação, a sua resiliência, que permitiu que os seus filhos tivessem uma vida melhor, uma formação superior e pudessem singrar na vida. Um bem-haja a todas as mulheres oleirenses”.

O Município pretende que a escultura seja um símbolo de respeito, admiração e inspiração para todas e para todos, lembrando-nos da importância do papel da mulher oleirense na comunidade.

lê-se na nota enviada

O Presidente do Município aproveitou ainda para apelar a uma maior participação da mulher oleirense nas diferentes esferas da comunidade, na política, nas associações, nas instituições, nos projetos cívicos, entre outras.

A 1ª Secretária da mesa da Assembleia Municipal, Maria Amélia Marques dos Santos, recordou que a primeira liderança do Município, em tempos de liberdade foi exercida por uma mulher, Guiomar Romão. Maria Amélia Marques dos Santos prestou especial homenagem às mulheres do interior de Portugal, “mulheres de força, resiliência e dedicação. Elas são professoras, educadoras, empresárias, médicas, são guardiães da cultura, alicerces das nossas vilas e aldeias”, sublinhou.

O programa contou com a atuação da Tuna da Academia Sénior, composta para este dia só por mulheres, conduzida por Catarina Lopes, coordenadora do programa CLDS Oleiros 5G do qual esta tuna faz parte. O programa contou ainda com a declamação de poemas de autoras femininas por Maria Filomena Cravo que levantou a plateia em aplausos.

O Executivo Municipal, ainda alusivo ao Dia Internacional da Mulher, distribuiu rosas e uma lembrança a todas as mulheres presentes, à semelhança do que tinha feito na véspera às funcionárias da Câmara, um gesto que se repetiu no dia 8 à noite a todas quantas festejavam o dia nos restaurantes do concelho. O programa contou ainda com a realização de uma tertúlia com a psicoterapeuta e escritora Cristina Leal sobre “A Mulher e o Amor”, na sexta-feira, na Biblioteca Municipal.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter