Oleiros: Festival de Música “arrancou com sucesso”

 Oleiros: Festival de Música “arrancou com sucesso”

Teve início no passado sábado, dia 18 de março, pelas 19h, na Igreja Matriz do Estreito, a quarta edição do Festival de Música do Pinhal, sob a batuta do maestro Luís Cipriano.

A abrir, o Coro Misto da Beira Interior encantou os presentes, num concerto bastante interativo, onde a acústica do local e a evidência dos diferentes tipos de vozes (femininas: de Soprano a Contralto e masculinas: de Tenor a Baixo), fizeram deste um momento de elevado interesse para o público.

No dia seguinte, pelas 16h30, foi a vez de um quinteto de metais encher de melodia a antiga Igreja Matriz de Cambas, um imóvel de grande valor patrimonial. O Peculiar Quintet arrebatou o público presente que interagia com grande satisfação.

Na ocasião, o Vereador da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano, detentor do pelouro da Cultura, realçou “a importância de levar a música a todos, de forma descentralizada e ainda para mais música clássica, não tão acessível ao público do interior”. Por seu lado, o Diretor Artístico do Festival, Luís Cipriano, louvou a iniciativa do Município que, de uma forma acessível e inclusiva, tem procurado sensibilizar e captar novos públicos.

O Festival prossegue por mais dois fins-de-semana. No próximo, o destaque irá para as Cordas e Percussão, num total de 3 acontecimentos. Assim, no sábado (dia 25 de março) haverá dois concertos: pelas 15h30, após a realização da segunda parte do Trilho Internacional dos Apalaches, na Igreja Matriz de Orvalho, com o Quarteto da Beira; e pelas 19h, na Igreja da Misericórdia de Álvaro, com o Quinteto Alma (um quarteto de cordas a que se junta um clarinete). Já no domingo, dia 26 de março, pelas 15h, no edifício Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros, o concerto Percussões da Metropolitana despertará o interesse dos mais variados públicos. Eternamente jovem, o sucesso desde agrupamento demonstra que a aposta na convergência da formação pedagógica com a prática artística musical tem dado frutos no âmbito do projeto inovador que a Metropolitana constrói desde há três décadas e que tem permitido uma descoberta de novos sons e ritmos.

A encerrar o Festival e já em pleno arranque das comemorações dos 400 anos do Descobrimento do Tibete pelo Padre António de Andrade, no dia 1 de abril, no edifício Multiusos das Devesas Altas terá lugar pelas 14h30 um workshop de Danças de Salão, ao qual se segue, no mesmo local, pelas 17h, o inédito concerto Let´s Dance, pelo Coro Misto da Beira Interior. As inscrições para o workshop de Danças de Salão são gratuitas e decorrem na Casa da Cultura de Oleiros, até ao dia 31 de março, presencialmente ou por telefone (272 680 230).

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter