Oleiros: Condomínios de Aldeia com candidatura aprovada
O Município de Oleiros tem aprovada uma candidatura ao Programa “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras”, no valor de 636.215 mil euros, para assegurar a existência de faixas de gestão de combustível em redor de 13 aldeias.
Segundo informa a autarquia, o investimento vai “atingir os 700 mil euros, devido a intervenções adicionais que o Município vai efetuar no domínio da minimização de riscos face aos incêndios”.
“Com a implementação das ações delineadas, queremos reforçar a segurança da população, tanto pela alteração do uso dos solos, que fará abrandar a progressão dos incêndios, quanto pela sensibilização da população para lidar com estas catástrofes”
afirma o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques
Para o autarca, a execução desta candidatura vai avançar “de forma faseada, de acordo com a capacidade financeira do Município”. Na próxima semana, vão realizar-se reuniões com as Juntas de Freguesia e, posteriormente, serão contactados os proprietários dos terrenos para que possam ser delineadas as intervenções.
As 13 aldeias identificadas pela Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Florestais de Oleiros são: Adgiraldo e Casas da Zebreira (Orvalho), Chelhinho (Mosteiro), Covão e Urraca (Oleiros-Amieira), Rouco de Baixo e Rouco de Cima (Cambas), Silvosa (Sarnadas de São Simão), Vale da Lousa (Isna), Vilar Barroco (Estreito-Vilar Barroco) e Vilar Fundeiro (Madeirã), Leiria de Cima (Sobral) e Álvaro.
O Programa “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras”, financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como finalidade assegurar a existência de faixas de gestão de combustível em redor de povoações e edificações, de modo a gerar descontinuidade do coberto vegetal. O objetivo é aumentar o nível de segurança de pessoas e bens e tornar os espaços, onde coexistem estruturas edificadas e vegetação, mais resilientes e resistentes à ação do fogo.