Moitas realiza Festa da Palavra
A pandemia COVID-19, nos últimos dois anos transformou a forma de transmitir e de comunicar a fé. Adaptar foi e é o verbo a conjugar, neste momento que continua a ser novo para todos nós.
Tendo em conta a situação atual da pandemia e não esquecendo a observância das normas da direção geral de saúde, retomámos no passado dia 23 de Janeiro, na capelania de Moitas a Festa da Palavra do terceiro ano de catecismo. Os fiéis juntaram-se aos catequizandos e aos seus pais com o mesmo espirito de fervor e de oração.
A celebração da eucaristia foi presidida pelo senhor padre Virgílio que durante a homilia utilizou a dinâmica da sementeira. Nesta dinâmica os vasos simbolizavam cada criança, a terra simbolizava o coração de cada uma delas e as sementes, neste caso de feijão, simbolizavam a palavra de Deus. Com as sementes já plantadas as crianças perceberam que era necessário cuidar delas. Regá-las sempre que necessitarem e arrancar-lhes as ervinhas, para que um dia possam dar feijões.
No final da dinâmica as crianças compreenderam que a Palavra de Deus é como uma semente…Ela é plantada nos nossos corações, depois cuidamos dela, para que um dia a possamos transmitir a outras pessoas. A celebração termina com uma salva de palmas, de apreciação à dedicação das crianças e de agradecimento ao senhor padre Virgílio, pelos seus ensinamentos e pelo seu carisma.