Missa da Última Ceia em Proença-a-Nova

 Missa da Última Ceia em Proença-a-Nova

O Tríduo Pascal, as celebrações de Quinta, Sexta e Sábado Santos, iniciaram debaixo de más condições climatéricas.

A chuva e o vento ditaram que uma parte significativa da comunidade ficasse em casa.

No dia 28 de março, às 21h00, iniciava a celebração da Ceia do Senhor: Jesus celebrou com os discípulos a Páscoa judaica e instituiu a Páscoa Cristã.

A Eucaristia é o memorial do Sacramento Pascal de Jesus.

Logo no início da celebração foram introduzidos os óleos que tinham sido benzidos na celebração crismal em Portalegre fazendo-se alusão ao dia do sacerdócio.

No cortejo inicial entraram também os “apóstolos”.

A celebração de quinta-feira santa apresenta como gesto singular a imitação de Jesus na última ceia: depois de tomar o pão e beber o vinho com os discípulos e de os convidar a fazer este gesto em sua memória, Jesus tomou água e lavou os pés aos discípulos.

Foram convidadas diversas pessoas para este momento de representação dos 12 apóstolos.

Entre eles, estavam duas famílias: uma natural do concelho de Proença e outra do Brazil. Participou também um membro da comunidade de origem santomense; estavam também três apóstolos da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova estando a provedora Helena Mendonça entre os eleitos; e os restantes foram convidados pelos apóstolos do ano anterior.

Na última da hora, o presidente da celebração convidou três voluntários porque, devido às condições climatéricas, os apóstolos de São Tomé não puderam comparecer, assim como uma terceira família ficou em casa por questões de saúde.

A celebração terminou com a procissão solene com o Santíssimo Sacramento até ao Sacrário onde se rezou em silêncio.

Jesus depois da última ceia foi para o horto da oliveiras onde se preparou para a sua Paixão e Morte. O silêncio da comunidade significa a presença de quem medita neste passo da vida de Jesus.

A Irmandade da Misericórdia deseja que “o S. Pedro” os deixe realizar a tradição na sexta-feira santa: procissão do pretório, do encontro e do enterro do Senhor.

Santa Pascoa!

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter