Missa Crismal em Portalegre

 Missa Crismal em Portalegre

Dom Antonino Dias presidiu à Missa Crismal às 10h00 do dia 28 de março de 2024 na Sé de Portalegre.

A Missa Crismal é um símbolo da comunhão do bispo diocesano com o seu presbitério (padres). Nela podem participar os fiéis dos quatro cantos da diocese e, acima de tudo, os sacerdotes.

O Prelado da Diocese de Portalegre-Castelo Branco sublinhou na sua homília a dimensão do Serviço da Palavra e da Pregação que é específica do sacerdote. A quinta-feira santa é o dia do ministério ordenado, dia do padre.

Depois da homilia, os sacerdotes renovaram as promessas da sua ordenação.

Durante a oração eucarística, o presidente da celebração benzeu o óleo dos enfermos e depois da comunhão proferiu a benção sobre os óleos dos catecúmenos e do crisma. Os óleos são elementos centrais na administração dos sacramentos a que os sacerdotes presidem para santificação do Povo de Deus.

Estes óleos foram trazidos pelos sacerdotes para serem administrados na unção dos doentes, nos baptismos e no crisma nas paróquias a eles confiadas.

No final da celebração, o pároco da Sé de Portalegre, Padre Rui Rodrigues, lembrou que Dom Antonino Dias, no próximo dia 13 de junho, completará 50 anos de ordenação sacerdotal e que a Diocese há-de dar graças pelo seu bispo, assim como o seu bispo vai dando graças pelos sacerdotes que completam 25, 50 e 60 anos de ordenação.

Para si... Sugerimos também...

1 Comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter