Maratona de Leitura começa amanhã e promete “experiência única”
Está tudo pronto para mais uma edição da Maratona de Leitura. O arranque oficial acontece já amanhã, dia 6 de julho, com um programa recheado de atividades e convidados, que se estende até ao dia 8 de julho, sempre no concelho da Sertã.
“A Maratona de Leitura é um festival diferente de todos os outros e promete uma experiência única ao longo de três dias muito intensos. É impressionante o crescimento que este festival tem registado ao longo dos últimos anos e o patamar de qualidade que atualmente apresenta. Temos já muitas pessoas inscritas nas atividades que vamos fazer e as inscrições estão a chegar de todo o país e até do estrangeiro, o que demonstra o impacto da Maratona de Leitura a nível nacional”.
afirma Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã
O caráter distintivo da Maratona de Leitura evidencia-se pelas muitas atividades agendadas para os três dias, designadamente encontros com escritores; passeios literários de barco; oficinas e workshops; exposições; sessões de leitura em estabelecimentos fabris do concelho; Festas na Aldeia (um contador de histórias e um escritor vão a uma aldeia protagonizar uma festa literária para a população local); passeios pedestres diurnos e noturnos, sempre com um convidado especial; espetáculos literários e as já icónicas 24 horas a ler, em que os participantes são desafiados a subir a um palco e a ler em voz alta um trecho de uma obra à sua escolha.
“A democratização do acesso à cultura encontra na Maratona de Leitura o seu máximo expoente. Nenhum outro festival no país tem esta abrangência de proporcionar conteúdos tão variados para diferentes tipos de público. Temos atividades nas três vilas do concelho, em muitas aldeias, nos principais pontos turísticos e até em locais isolados, onde a natureza ainda reina completamente”.
sublinha ainda o autarca
Programa oficial
O programa oficial arranca já amanhã, dia 6 de julho com várias atividades, sendo de destacar a apresentação da exposição «Cancioneiro Tradicional: Memória e Imaginário» (10h, Biblioteca Municipal), o encontro «De onde vêm as ideias», com Maurício Leite, Joana M. Lopes, Margarida Girão, Marco Figueiredo e Miguel Calhaz (17h, Fonte da Pinta), o concerto narrativo «Romance ao Contrário» (19h, Cineteatro Tasso) e a sessão de abertura oficial da Maratona de Leitura, a partir das 21h, no Cineteatro Tasso, que inclui a entrega dos prémios aos vencedores da 3.ª edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, uma conversa com o realizador Adriano Mendes e o espetáculo «Terra Encantada», com projeção de três curtas-metragens de Silvino Santos e um grupo de músicos a criar, em tempo real, a banda sonora.
O segundo dia arranca bem cedo, pela uma da manhã, com o encontro «Noites Imaginárias», que contará com a participação dos escritores Isabel Rio Novo e Paulo M. Morais (1h, Área de Lazer da Ermida). Mais tarde, pelas 9h30, o Mercado Municipal torna-se no epicentro da Maratona de Leitura com as performances «Poesia à Lá Carte» e «Poesia InSerta».
Entre as muitas atividades para o dia 7 de julho, realce para o encontro «O Imaginário da Beira Baixa», com os escritores Fernando Paulouro Neves, José Manuel Castanheira e José Luís Santos (11h, escadaria da Igreja Matriz), a conversa com o escritor Mia Couto (18h, Igreja da Misericórdia), o passeio de barco no rio Zêzere, com a presença da escritora Ana Margarida Carvalho (18h), o encontro com os escritores Gonçalo M. Tavares e Ana Bárbara Pedrosa (20h, Jardim da Serrada) e o espetáculo «Silêncio, que se vai cantar poesia» (22h30, Casa da Cultura).
O arranque das 24 horas a ler, pelas 0h, no Cineteatro Tasso, marca o início do último dia do programa. Pelo meio acontecem outras iniciativas, como espetáculo de leitura «O Manifesto pelos Leitores de Poesia», com Pedro Lamares e Filipa Leal (0h20, Cineteatro Tasso – incluída nas 24 horas a ler) o passeio noturno «Sertã Profana – As histórias e estórias da Inquisição» (2h, início junto ao Pelourinho da Sertã), o passeio pedestre com o escritor Sandro William Junqueira (7h, PR3 – Rota do Azereiro, Cernache do Bonjardim), os vários workhops, ateliês e oficinas, o encontro com os criadores do personagem Bruno Aleixo (João Moreira e Pedro Santo), moderado por Fernando Alvim (15h, túnel do Moinho das Freiras), a sessão com as escritoras Gisela Cañamero e Marina Palácio (16h30, antiga capela do Mosteiro de São Tiago), o passeio de barco pelo rio Zêzere com a escritora Filipa Martins (18h), a sessão sobre livros e leitura com Ana Galvão à conversa com Renato Filipe Cardoso (18h30, claustro do Convento da Sertã Hotel) ou os espetáculos de encerramento das 24 horas a ler, no Castelo da Sertã, com «Stand-Up Poetry» e os Poetry Ensemble, que trazem «No País dos Sacanas».
Ao longo dos três dias, há ainda várias atividades a decorrer continuamente, como é o caso das Festas na Aldeia (21 aldeias do concelho da Sertã), a Feira do Livro (átrio da Casa da Cultura), a exposição das ilustrações do livro Caras, de João Pedro Mésseder e Inês Oliveira (Capela do Convento da Sertã Hotel), a Feira do Livro Usado (Atelier Túllio Victorino – Cernache do Bonjardim) ou a iniciativa «Poetas ao Domicílio», em que onze poetas portugueses lêem e falam da sua obra, por marcação prévia, em casas particulares ou quartos de hotel no concelho da Sertã.