Malhadal recebe Assembleia de Freguesia

A aldeia do Malhadal recebeu a Assembleia de Freguesia de Proença-a-Nova-Peral na sede da Associação Desportiva e Cultural do Malhadal às 20h30.
O presidente da Assembleia de Freguesia, Jorge Jacinto, saudou os presentes e sublinhou a ideia e a prática que a Freguesia quer estar perto dos seus fregueses.
Antes da ordem do dia, a Drª Daniela José, membro da mesa da Assembleia de Freguesia, informou que, por dever de funções, foi convidada para o cargo de Adjunta da Ministra da Administração Interna. Neste momento, já se encontra em funções porque já foi publicado no Diário da República.
O presidente da União de Freguesias, Jorge Cardoso, fez uma síntese das atividades neste último mês:
- limpezas de caminhos e da área envolvente da Capela de Santo António;
- intervenções em fontanários em diversas povoações;
- manutenções dos cemitérios;
- participação no ECO-Escolas, no âmbito educativo, assim como noutros projetos em que a União Freguesias é parceira com o Agrupamento de Escolas;
- patrocínio para eventos culturais nas aldeias e contribuição para projetos das Associações locais (Caniçal e Relva da Louça);
- colaboração com a Caritas Paroquial de Proença no Projeto Presença…
A Associação apresentou os diversos projetos em que estão envolvidos. Os dirigentes Hugo Dias e Carlos Silva elencaram os projetos e solicitaram as necessária colaboração da União de Freguesias:
- recolha de água do nascente tradicional da aldeia para abastecimento e para outras necessidades (rega ou socorro em caso de incêndio);
- construção de várias pontes e manutenção das existentes;
- dentro do projeto “aldeias seguras”, que pudesse haver limpeza dentro do perímetro segurança estabelecido;
- a limpeza de caminhos;
- a recolha de sobrantes agroflorestais que já existe, mas que carece de consolidar o destino dos sobrantes;
- recuperação de moinhos tradicionais;
- sentem a dificuldade de fixação de casais novos que, por questões de PDM, não consegue construir nos seus terrenos;
- a conclusão da construção do campo de futebol junto à Associação que permita trazer à aldeia torneios que envolvem o Município ou o ADCPN ou da Distrital e valorem a infraestrutura de lazer e o alojamento na sede da Associação.
A Assembleia congratulou-se pelo dinamismo da Associação que tem preparado a aldeia para ser uma aldeia com futuro. Nas palavras de Jorge Jacinto, “o Malhadal é um diamante por delapidar, dadas as potencialidades da aldeia a diversos níveis”.
Foi informado, ainda, que a AIGP que envolve terrenos da aldeia vai avançar e é fundamental que o cadastro da propriedade privada esteja realizado. Os habitantes do Malhadal devem estar sensibilizados para isso.