GNR recupera bufo-real

GNR recupera bufo-real

O Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Alcains, recuperou, no dia 26 de outubro, um bufo-real, bubo bubo, espécie com estatuto de conservação “quase ameaçado”, na localidade da Mata, concelho de Castelo Branco.

De acordo com a GNR “numa ação de patrulhamento, os militares da Guarda foram alertados por um popular que o animal se encontrava caída numa zona florestal. De imediato, deslocaram-se para o local e recolheram a ave, um exemplar de bufo-real, que aparentava estar debilitada e com ferimentos numa asa.”

O animal foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.

Na mesma nota a GNR salienta que “o estatuto de conservação do bufo-real em Portugal é de “quase ameaçado”, dado existirem menos de mil exemplares no país, com uma população reprodutora de cerca de 500 casais. Têm como principais ameaças, a perseguição humana através do abate a tiro e da utilização de iscos envenenados, a rarefação das populações de coelho-bravo e a degradação dos habitats de nidificação e de alimentação devido à construção de infraestruturas.”

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter