Galisteu com formação para operadores de tratores

 Galisteu com formação para operadores de tratores

A Associação dos amigos dos Galisteus promoveu uma ação de formação em Conduzir e Operar o Trator em Segurança (COTS) destinado a condutores com carta de condução da categoria B, que pretendem conduzir veículos agrícolas da categoria II, e condutores com carta de condução  das categorias C e/ou D, que pretendem conduzir veículos agrícolas das categorias II e III, de acordo com a  alínea d), do artigo 2.º, do Despacho n.º 3232/2017, publicado no Diário da República, n.º 76, 2.ª série, de 18 de abril. Esta habilitação passa a ser legalmente exigida a partir de 1 de Agosto de 2022.
O curso, com a duração de 35 horas, foi ministrado pelo Formador/Engenheiro Agrónomo Carlos Marta através da entidade formadora certificada, Conclusão – Estudos e Formação, Lda.

Esta ação de formação contou com 17 participantes, entre os 26 e os 93 anos, e foi realizada nas instalações da associação, no mês de Fevereiro, tendo sido integralmente suportada pelos participantes.
Os conteúdos programáticos do curso, revelaram-se essenciais para a consciencialização sobre a segurança no manuseamento dos tratores e máquinas agrícolas, e permitiram ensinar e esclarecer as melhores práticas para a condução e operação de tratores com vista a melhorar o conforto, a produtividade e a relação com o meio ambiente.

Para além da formação, foi uma grande oportunidade de encontro para várias gerações de filhos e amigos desta terra, em espírito de solidariedade, amizade e alegria, que permitiram manter a turma unida e entusiasmada do início ao fim do curso. Os espaços, instalações e equipamentos da associação revelaram-se muito adequados a este tipo de formação, quer para as sessões teóricas que decorreram no interior, bem como para as sessões práticas no exterior.
Os formandos foram avaliados por um Técnico/Engenheiro da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Esta formação, aliada ao projeto de intervenção local Condomínio de Aldeia, em curso, são instrumentos essenciais para a coesão, dinamização e valorização desta aldeia, com impacto na revitalização das suas gentes e do seu território. A dinâmica e o empenho da direção da associação são a chave para a concretização das iniciativas e para o futuro do Galisteu.

*Jorge Lopes

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter