Folclore do mundo regressa à região

 Folclore do mundo regressa à região

Já foi apresentada a nova edição do Raízes Folk Fest, que se realiza de 11 a 17 de agosto. À semelhança do ano passado, este festival decorre em diversos concelhos e traz a palco artistas dos quatro cantos do mundo.

Este ano são sete países (Chile, Estónia, Geórgia, Marrocos, México, Sérvia e Uruguai), que vão atuar em palcos de sete concelhos do centro de Portugal (Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros, Vila de Rei, Mação, Pedrógão Grande e também em Castanheira de Pera).

“É incrível como um evento destes consegue agregar aquilo que a política e a burocracia dividiram pois através deste festival de folclore estamos a agregar estes municípios num grande projeto cultural mostrando que estas divisões geográficas não impedem o trabalho conjunto em prol do desenvolvimento das nossas terras.”

afirmou Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã

Também nesta apresentação, Nuno Leitão, responsável pela organização do Raízes Folk Fest refere a diferença e unicidade deste festival, pelo seu conceito variado, quer geográfica como culturalmente e que traz mais mundo ao nosso território. Para esta edição, deixou a ambição de toda a organização em “fazer mais e melhor, e aprimorar o que foi feito.”

O trabalho em rede e intermunicípios que este festival pressupõe, permitem um cartaz variado e completo, que percorre um concelho diferente por dia, com os espetáculos a iniciarem-se sempre às 21horas. 

Pedrógão Grande será o local de estreia do Festival, com o Jardim da Devesa a receber os ranchos de Portugal, México, Estónia, Sérvia, Geórgia e Marrocos. No dia seguinte, o Polidesportivo da Aldeia de Chaveira (concelho de Mação) recebe os ranchos de Portugal, Chile, Estónia, Sérvia, Marrocos. Dia 13 de agosto, o Raízes Folk Fest estreia-se no Município de Castanheira de Pera, com as atuações dos ranchos de Portugal, México, Chile, Estónia, Uruguai, Geórgia, junto à Praia das Rocas. Já no dia 14, os ranchos de Portugal, México, Chile, Geórgia, Marrocos, Sérvia atuam no recinto da feira de Vila de Rei.

A 15 de agosto, o Raízes Folk Fest faz-se no recinto de festas dos Montes da Senhora (Proença-a-Nova), com atuações dos ranchos de Portugal, Uruguai, Geórgia, Sérvia, Chila, Estónia.

A 16 de agosto, a partir das 10 horas, a Sertã acolhe atuações em diversos pontos da vila com os ranchos estrangeiros, iniciando no Largo do Município, seguindo para o Mercado Municipal da Sertã, Rua Cândido dos Reis e finalizando junto à Casa da Cultura da Sertã.

O penúltimo dia do Festival de Folclore acontece em plena Praça do Município de Oleiros, com as atuações dos ranchos de Portugal, México, Estónia, Uruguai, Chile e Marrocos.
O concelho da Sertã acolhe o último dia do Raízes Folk Fest, com o Jardim da Memória a receber uma atuação de todos os países representados. Acolher o último dia do festival em Cernache do Bonjardim é para Maria João Ribeiro, presidente da UFCBNP, bastante positivo. Considerando a experiência do ano anterior, a presença do Raízes Folk Fest “gerou desenvolvimento económico, gerou vida e dinâmica na nossa terra”.

O Raízes Folk Fest é promovido pelo Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim do Nesperal e de Cernache do Bonjardim, conta com o apoio institucional do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF) e a parceria dos municípios que acolhem o festival.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter