Festival Peixe do Rio renova sucesso
Cinco associações da freguesia de São Pedro do Esteval, concelho de Proença-a-Nova, garantiram os pratos com peixe do rio durante a quarta edição do Festival do Peixe do Rio que se realizou nos dias 7 e 8 de julho.
Associação de Caçadores de São Pedro, Associação Estevalense e as associações de Padrão, Lameira d’Ordem e Palhota foram os responsáveis pelo petisco da festa, numa celebração da gastronomia tradicional.
“Tem sido estratégia do Município dinamizar feiras temáticas sobre os nossos recursos endógenos. Neste caso, o Festival do Peixe do Rio está relacionado com a vivência das pessoas desta freguesia com a Ribeira da Pracana e o Rio Ocreza ao longo dos anos, nomeadamente através de uma atividade como a pesca
afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova
O peixe frito ou as sopas de peixe são dois exemplos de como se transformam neste recurso que esteve à disposição dos visitantes.
Já Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval, acrescentou que estas são iguarias “sempre presentes à mesa não apenas nos dias de festa, complementadas no festival por outros petiscos igualmente típicos, como o javali, o maranho, a tigelada ou as filhós enrolados”.
A juntar à componente gastronómica, o Festival ofereceu um programa de animação musical que incluía as atuações de Diogo da Gaita, da fadista Telma Pires, do Bailão com Rui Sargento, a arruada dos Ribeirinhos, o teatro de rua “o fotógrafo olho de peixe” , os Amigos do Presidente e as cabeças de cartaz “4 Mens”.